PortuguêsAcentuação gráfica: proparoxítonas paraxítonas oxítonas e hiatos (2)
- (AMAUC 2022)
Novo material plástico se biodegrada na água do oceano
Os plásticos, agora onipresentes no mundo moderno, tornaram-se uma ameaça crescente à saúde humana e ambiental. Em todo o planeta, as evidências de poluição plástica se estendem de sacolas de supermercado no fundo do mar a microplásticos em nossos suprimentos de alimentos e até em nosso sangue.
Buscando soluções para combater o aumento do lixo plástico, cientistas da Universidade da Califórnia em San Diego (EUA) desenvolveram novos materiais biodegradáveis projetados para substituir o plástico usado convencionalmente. Depois de provar que suas espumas de poliuretano se biodegradam em compostos terrestres, uma equipe interdisciplinar de cientistas mostraram que o material se biodegrada na água do mar. Os resultados foram publicados na revista Science of the Total Environment.
Os pesquisadores trabalham para resolver um problema de poluição plástica descrito como uma crise ambiental global. Em 2010, cientistas estimaram que 8 bilhões de quilos de plástico entram no oceano em um único ano, com uma escalada acentuada prevista para 2025. Ao entrar no oceano, o lixo plástico perturba os ecossistemas marinhos, migra para locais centrais e forma redemoinhos de lixo como a Grande Mancha de Lixo do Pacífico, que cobre uma área de mais de 1,6 milhão de quilômetros quadrados. Esses plásticos nunca se degradam, mas se fragmentam em partículas cada vez menores, tornando-se microplásticos que persistem no meio ambiente por séculos.
A equipe descobriu que uma variedade de organismos marinhos coloniza a espuma de poliuretano e biodegrada o material de volta aos seus produtos químicos iniciais, que são consumidos como nutrientes por esses microrganismos, no ambiente oceânico. Os dados do estudo sugerem que os microrganismos, uma mistura de bactérias e fungos, vivem em todo o ambiente marinho natural.
Novo material plástico se biodegrada na água do oceano (msn.com). Adaptado.
A Grande Mancha de Lixo do Pacífico cobre uma área de mais de 1,6 milhão de quilômetros quadrados. Esses plásticos nunca se degradam.
Assinale a opção CORRETA quanto à acentuação.
A) O vocábulo 'milhão' é acentuado por ser uma oxítona terminada em 'o'.
B) O vocábulo 'área' possui duas regras que justificam o seu acento segundo o Novo Acordo Ortográfico.
C) Existem três proparoxítonas presentes na frase.
D) Existem quatro proparoxítonas presentes na frase.
E) O vocábulo 'área' é acentuado pela regra gerida dos hiatos durante a separação silábica.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 239
Vamos para o Anterior: Exercício 237
Tente Este: Exercício 342
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português