Procura

PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (26)


EXERCÍCIOS - Exercício 177

  • (VUNESP 2022)

Após dois anos letivos comprometidos pela pandemia de covid-19, as escolas brasileiras começaram 2022 com o desafio de recuperar o tempo perdido. Como já se esperava, não está sendo fácil. A questão, portanto , é o que fazer para acelerar a recuperação da aprendizagem e evitar que a formação escolar da atual geração de estudantes fique comprometida.
Por óbvio, não existe resposta simples a essa pergunta. Mas é evidente que não basta repetir a fórmula dos anos anteriores à pandemia, até porque, como se sabe, a educação brasileira convive com problemas históricos que se agravaram com a suspensão das aulas presenciais em 2020 e 2021. O deficit de aprendizagem é exemplo disso: antes da pandemia, a maioria dos alunos já não aprendia os conteúdos previstos. O que era grave ficou ainda pior.
A recuperação da aprendizagem requer agora um esforço muito maior, na medida em que as escolas deverão não apenas preencher as lacunas do ensino remoto e abrir horizontes para novas aprendizagens, mas fazer isso com mais qualidade do que no passado – e partindo de uma realidade abalada pela pandemia. No atual cenário, a tarefa fica ainda mais pesada.
Eis o tamanho do desafio enfrentado diariamente nos milhares de estabelecimentos de ensino do País. Nesse contexto, fica evidente o descompasso entre a dimensão e a urgência do que precisa ser feito, considerando a relevância da educação para o desenvolvimento nacional e o insuficiente debate público sobre o tema na atual campanha eleitoral. Daí a importância de pesquisas como a realizada pelo Instituto Península: ao dar voz aos professores, o levantamento Retratos da educação pós-pandemia: uma visão dos professores aponta soluções do ponto de vista de quem está dentro das escolas. Fariam bem os gestores das redes de ensino, assim como os candidatos, se prestassem atenção ao que estão dizendo os profissionais da educação.
( O Estado de S.Paulo , 11 de setembro de 2022. Adaptado)

De acordo com informações presentes no texto, é correto afirmar que as escolas deverão


A) avaliar as lacunas que o ensino remoto deixou e, neste momento, procurar exclusivamente preenchê-las.

B) preocupar-se não só com as defasagens que o ensino remoto trouxe, mas criar, com excelência, caminhos para a aquisição de novos conhecimentos.

C) investir, em primeiro lugar, em novas formas de aprendizagens, desprezando os recursos pedagógicos empregados durante a pandemia.

D) conscientizar-se, agora, de que o esforço despendido durante a pandemia pelos professores foi suficiente para não comprometer a aprendizagem.

E) investigar métodos de ensino que privilegiem a educação a distância em detrimento da educação presencial.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 178

Vamos para o Anterior: Exercício 176

Tente Este: Exercício 413

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.44ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.68ms))((ts_substr_c=1.77ms))((ts_substr_im=0.94ms))
((total= 8ms))