Procura

PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (26)


EXERCÍCIOS - Exercício 169

  • (RBO 2022)

Considere o trecho abaixo para responder à questão.
“ Talvez pareça excessivo o escrúpulo do Cotrim, a quem não souber que ele possuía um caráter ferozmente honrado. Eu mesmo fui injusto com ele durante os anos que se seguiram ao inventário de meu pai, Reconheço que era um modelo. Arguiamno de avareza, e cuido que tinham razão; mas a avareza é apenas a exageração de uma virtude e as virtudes devem ser como os orçamentos: melhor é o saldo que o déficit. Como era muito seco de maneiras tinha inimigos, que chegavam a acusalo de bárbaro. O único fato alegado neste particular era o de mandar com frequência escravos ao calabouço, donde eles desciam a escorrer sangue; mas, além de que ele só mandava os perversos e os fujões, ocorre que, tendo longamente contrabandeado em escravos, habituara-se de certo modo ao trato um pouco mais duro que esse gênero de negócio requeria, e não se pode honestamente atribuir à índole original de um homem o que é puro efeito de relações sociais. A prova de que o Cotrim tinha sentimentos pios encontrava-se no seu amor aos filhos, e na dor que padeceu quando lhe morreu Sara, dali a alguns meses; prova irrefutável, acho eu, e não única.”
(Machado de Assis, MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS, Cotia, Ateliê Editorial, 2001, p.224)

Levando-se em conta a análise que o narrador faz do caráter de Cotrim, é possível concluir que este


A) se caracteriza por um conjunto de traços negativos resultantes, sobretudo, da sua própria índole.

B) aparece como um homem cujo comportamento, censurável sob certos aspectos, não deixa de endossar um conjunto de valores inerentes ao seu meio social.

C) é apresentado como uma pessoa seca de maneiras na medida em que se revela incapaz de qualquer gesto altruísta.

D) é enaltecido como um modelo de comportamento social e dono de um repertório de virtudes, sem traços capazes de macular sua imagem.

E) é mostrado por meio de uma relativização, podendo-se reconhecer em seus vícios nada mais que o preconceito do narrador.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 170

Vamos para o Anterior: Exercício 168

Tente Este: Exercício 135

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.10ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.60ms))((ts_substr_c=1.10ms))((ts_substr_im=0.80ms))
((total= 6ms))