Procura

PortuguêsDiversos


EXERCÍCIOS - Exercício 429

  • (CONTEMAX 2022)

TEXTO 2

Onde podemos encontrar inteligência artificial?

A IA está por todos os lugares, no carro autônomo, no chão de fábrica e no sistema de atendimento dos hospitais. Mas também está na rede social, no seu celular, no antivírus, no buscador de internet. O Google , por exemplo, é um exemplo de empresa AI-first . Ou seja, todos os seus produtos têm processos de machine learning.

No Google Fotos, é possível procurar por objetos e situações específicos, de “abraços” a “cachorros” e “cores”. Além disso, o Assistente está sempre sugerindo criar um GIF , montagem ou efeito.

No Gmail , o e-mail da gigante de buscas, o machine learning ajudou a aprimorar o filtro de spam e, no Google Tradutor , a mudança para o sistema de tradução com máquinas neurais melhorou a qualidade do que era traduzido de forma significativa. Na busca, está o RankBrain, algoritmo que usa deep learning para melhorar o ranqueamento dos links. O reconhecimento de voz no Android também é “aprendizado de máquina”.

No Facebook , a tecnologia ajuda a remover conteúdo impróprio antes mesmo de um post ser denunciado por um usuário. Um mix de inteligência artificial, machine learning e visão computacional permite remover conteúdos impróprios com mais rapidez, rastrear mais conteúdo e aumentar a capacidade da equipe de revisão formada por revisores humanos.

Mas, nem tudo são flores: você deve estar se perguntando por que, no caso da rede social, isso “não funciona”. O Facebook aponta que a IA é muito promissora, mas ainda está longe de ser eficaz para todos os tipos de conteúdos impróprios, dado que o contexto é algo muito importante. Por isso, ainda temos pessoas revisando denúncias. Nesse caso, a tecnologia é usada para expandir a capacidade e acelerar o processo, mas ainda não substitui pessoas.

https://tecnoblog.net/263808/o-que-e-inteligencia-artificial/

TEXTO 3

Câmara dos Deputados aprova marco legal

para a inteligência artificial

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quartafeira (29) o marco legal para o uso da inteligência artificial (IA) no Brasil.

O texto segue para análise do Senado. O projeto define fundamentos e princípios para o desenvolvimento e a aplicação da inteligência artificial, incluindo diretrizes para o fomento e a atuação do poder público no tema. O texto estabelece como sistemas de inteligência artificial as representações tecnológicas oriundas do campo da informática e da ciência da computação. Caberá privativamente à União legislar e editar normas sobre a matéria.

A matéria considera sistema de inteligência artificial o sistema baseado em processo computacional que, a partir de um conjunto de objetivos definidos por humanos, pode, por meio do processamento de dados e informações, aprender a perceber, interpretar e interagir com o ambiente externo, fazendo predições, recomendações, classificações ou decisões. Entre eles estão os sistemas de aprendizagem de máquina (machine learning), incluindo aprendizagem supervisionada, não supervisionada e por reforço.

Segundo a relatora do projeto, deputada Luisa Canziani (PTB-PR), a proposta aprovada também delineia direitos dos usuários de tais sistemas, como a ciência da instituição que é responsável pelo sistema, o direito de acesso a informações claras e adequadas a respeito dos critérios e dos procedimentos utilizados pelo sistema.

“Além disso, há o estabelecimento de alguns fundamentos para o uso da inteligência artificial no Brasil, tais como o desenvolvimento tecnológico e a inovação, a livre iniciativa, a livre concorrência e o respeito aos direitos humanos e aos valores democráticos. Também foram preceituados objetivos que visam, por exemplo, à promoção da pesquisa e do desenvolvimento de uma inteligência artificial ética e livre de preconceitos e da competitividade e do aumento da produtividade brasileiros”, explicou a deputada.

De acordo com a relatora, o texto original é inspirado nos conceitos e diretrizes propostos na Recomendação sobre Inteligência Artificial da Organização dos Estados para o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

"O documento da OCDE é uma das principais referências internacionais sobre o assunto e já foi formalmente subscrito pelo Brasil, apesar do país não integrar ainda a OCDE. No entanto, por se tratar de um documento de uma organização internacional e apresentar natureza principiológica, seu texto é propositadamente mais aberto e vago", argumentou.

https://noomis.febraban.org.br/temas/inteligencia-artificial/camara-dos-deputados-aprova-marco-legal-para-a-inteligencia-artificial


Analise as proposições abaixo expostas, que comentam os mecanismos responsáveis pela coesão textual e, em seguida, responda o que se pede

I - O 5º parágrafo, Texto 3 , se inicia com o elemento de coesão “Além disso”, nesse contexto pode inferir que está relacionado com a ideia de adição introduzida no parágrafo anterior.

II – A expressão “no entanto”, 2ª linha do último parágrafo, Texto 3 , revela o contraste de ideias apresentadas pelo contexto.

III – Na 2ª linha do 2º parágrafo, Texto 2 , encontra-se o conectivo “Além disso”, nesse contexto segue como elemento sequencial de acréscimo, somando-se as funções do “Google Fotos” citadas anteriormente.

Dentre as proposições acima




A) todas estão corretas.

B) apenas II está correta.

C) apenas I e II estão corretas.

D) apenas II e III estão corretas.

E) todas estão erradas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 430

Vamos para o Anterior: Exercício 428

Tente Este: Exercício 291

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.38ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.70ms))((ts_substr_c=1.83ms))((ts_substr_im=0.92ms))
((total= 9ms))