Procura

PortuguêsCoesão e coerência (6)


EXERCÍCIOS - Exercício 476

  • (FAPEC 2021)

A questão refere-se ao seguinte texto:
Aqui na SUPER, vivemos entre dois mundos. Por um lado, somos apaixonados por ciência: adoramos entender racionalmente as coisas. Por outro, somos apaixonados por arte. Quando publicamos algo, não queremos apenas que você entenda: queremos que se emocione, que seja impactado. Nosso objetivo é conversar com o seu cérebro, mas também com o seu coração.
Por muito tempo, eu achava que havia uma contradição entre essas duas missões. [...]. Mas, nos últimos anos, fomos nos dando conta de que estávamos vivendo numa falsa polaridade. Como você vai descobrir ao ler a reportagem de capa desta edição, não há contradição nenhuma entre coração e cérebro. Pelo contrário: pessoas analíticas demais, que nunca se deixam levar pela intuição, acabam tomando decisões menos racionais. E alguns dos melhores decisões do mundo não sabem explicar______________ fazem as escolhas que fazem.
Essas descobertas estão entre tantas outras que vão corrigindo um erro histórico do pensamento científico ocidental. Nos últimos séculos, aprendemos a acreditar que o mundo é polarizado, binário: razão ou emoção, ciência ou arte, conhecimento ou crença, esquerda ou direita, certo ou errado. Mas a verdade é muito mais complexa que isso. E tudo que é complexo tem mais de uma dimensão. [...]
Queremos que a SUPER faça você pensar. Queremos também que ela faça você sentir. Até porque sabemos que, para um ser humano, uma coisa não existe sem a outra.
Fonte: BURGIERMAN, Denis Russo. É razão ou intuição?
SUPERinteressante , edição 357, fev. 2016, p. 4.

Para compreendermos um texto, há alguns requisitos, entre os quais identificar relações entre orações ou períodos e analisar relações de coesão e coerência. Qual das alternativas apresenta o comentário correto a respeito dessas relações no texto?


A) Entre as duas últimas orações do 1º parágrafo, há uma relação de adição. Se incluirmos a expressão “não apenas” antes de “conversar, essa relação será realçada e garantiremos a coesão e a coerência do texto.

B) Entre as duas últimas orações do 1º parágrafo, há uma relação de adição. Se incluirmos a expressão “não apenas” após “conversar”, essa relação será realçada e garantiremos coesão e coerência textuais.

C) Entre as duas últimas orações do último período do 1º parágrafo, o uso de “mas” produz uma relação de oposição, que se vai confirmar, no parágrafo seguinte, com a palavra “contradição”.

D) A oração “ao ler a reportagem de capa desta edição” (2º parágrafo) expressa uma condição em relação à oração principal do período de que faz parte.

E) No terceiro período do 2º parágrafo, a oração “Como você vai descobrir” introduz ideia de comparação no período de que faz parte.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 477

Vamos para o Anterior: Exercício 475

Tente Este: Exercício 150

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.36ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.55ms))((ts_substr_c=1.31ms))((ts_substr_im=0.81ms))
((total= 7ms))