PortuguêsVariação linguística
- (CPCON 2021)
Do ponto de vista da macroestrutura textual, o texto apresenta as seguintes características:
I-É uma crônica que revela, por meio de linguagem simples e descontraída e de sequências narrativas e dialógicas, uma fase de dificuldade vivida pelo personagem central, que usou de subterfúgios para sobreviver.
II-Há várias expressões de natureza coloquial no texto, recurso usado para dar mais veracidade aos fatos e originalidade, dado o contexto de que faz parte o personagem, fator que determina que o texto circula na esfera jornalística, e não na literária.
III-Através da narrativa, o autor expõe um problema social – as condições precárias de vida de muitas pessoas que vivem pedindo esmolas, situação que persiste e tende a piorar.
IV-Há evidência de ironia, no sentido de que os termos “trabalho” e “carreira”, presentes nos trechos: “trabalhou como cego”, “começou/abandonou sua carreira”, são usados em contraposição à noção de emprego formal.
V-No trecho que faz alusão à omissão da polícia na tarefa de tirar as pessoas das ruas, o autor alerta, indiretamente, para o fato de que se não houver fiscalização as pessoas vão se acostumar com a vida de mendicância e não vão procurar emprego.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
A) I, II, III e V.
B) I, II e V.
C) II, III e IV.
D) I, III e IV.
E) I, II e IV.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 288
Vamos para o Anterior: Exercício 286
Tente Este: Exercício 336
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português