PortuguêsSintaxe
- (VUNESP 2021)
L eia o texto, para responder à questão.
Não existe cooperação sem liderança. Um líder pode ser a diferença para o sucesso de empreendimentos coletivos, nos quais o líder empreendedor deve ser capaz de desenvolver os talentos e as competências do grupo na busca dos objetivos comuns que se pretende alcançar. Ele desperta no grupo ou na comunidade o ideal coletivo e mobiliza-os para, juntos, concretizá-lo, ajudando as pessoas a identificarem as próprias necessidades e a unirem forças em torno de objetivos comuns.
Os líderes atuam em territórios, em setores, em empresas e em comunidades onde existem grupos minimamente organizados. Procuram assumir sua função na gestão do coletivo, baseando-se nos princípios da cooperação e promovendo a integração das equipes para alcançar os propósitos do grupo.
Além disso, incentivam as pessoas a adotarem novas posturas na convergência de ideias, na convivência com opiniões divergentes e nos seus atos, buscando o atendimento das necessidades e metas. Com isso, os integrantes das organizações coletivas sabem que podem contestar e validar opiniões livremente, sem qualquer possibilidade de rejeição e retaliação.
Articulando as forças em torno dos objetivos do grupo, associando recursos e integrando competências, o líder assegura que se possa fazer mais e melhor com menos.
A nova postura tem como resultados sinérgicos a valorização do ser humano, o exercício pleno da cidadania e a consecução dos resultados pretendidos pelo grupo ou comunidade.
Cada perfil de liderança influencia de modos distintos o ambiente de trabalho, o comportamento dos profissionais e o desenvolvimento das atividades profissionais.
(Disponível em sebrae.com.br. Acesso em 19.06.2021. Adaptado)
As expressões destacadas na passagem “Ele desperta no grupo ou na comunidade o ideal coletivo e mobiliza-ospara, juntos, concretizá-lo, ajudando as pessoas a identificarem as próprias necessidadese a unirem forças em torno de objetivos comuns” podem ser substituídas, de acordo com a norma-padrão de regência e emprego do sinal indicativo de crase, por:
A) leva-os a agir ... levá-lo à cabo ... permitindo às pessoas chegarem a identificação das próprias necessidades...
B) leva-os a agir ... levá-lo a cabo ... permitindo às pessoas chegarem à identificação das próprias necessidades...
C) leva-os à agir ... levá-lo a cabo ... permitindo as pessoas chegarem à identificação das próprias necessidades...
D) leva-os à agir ... levá-lo à cabo ... permitindo às pessoas chegarem à identificação das próprias necessidades...
E) leva-os a agir ... levá-lo a cabo ... permitindo as pessoas chegarem à identificação das próprias necessidades...
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