PedagogiaBase nacional comum curricular - bncc
- (CEV-URCA 2021)
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação infantil está alicerçada em seis direitos de aprendizagem
e desenvolvimento que buscam assegurar as condições "[...] para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo
em ambientes que as convidem a vivenciar desafios
e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais
possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural"(BRASIL, 2018, p.37). Sobre esses direitos, podemos afirmar que as crianças
têm direito de:
A) Ter um bom ensino, pois o/a professor/a é formado/a para educar crianças em creches e pré-escolas, ou seja, ele/ela está preparado com as melhores didáticas para ensinar às crianças sobre o mundo físico e social;
B) Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
C) Ter professores/as competentes que participem dos planejamentos da gestão da escola e sigam as orientações de seus/suas coordenadores/as pedagógicos/as, que são as pessoas mais indicadas a traçar os planos de aulas que os professores ministrarão às crianças;
D) Ter bons livros para serem alfabetizados o mais breve possível com a finalidade de chegarem ao ensino fundamental lendo e escrevendo corretamente e seguirem seus estudos sem problemas de aprendizagem;
E) Exercitar gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola por meio das diversas didáticas e do ensino direto e sistemático dos/as professores/as, ampliando seus conhecimentos sobre o mundo físico e social.
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