FisioterapiaFisioterapia em ginecologia e obstetrícia
- (CETREDE 2021)
Há alguns anos atrás, a fisioterapia obstétrica só era indicada em casos de desconforto como dor ou incontinência urinária, causando impacto negativo na qualidade de vida da mulher. Porém, hoje, já é recomendada para prevenir e preparar o corpo da mulher para o parto, podendo também atuar no pós-parto, período denominado puerpério. Os objetivos da fisioterapia obstétrica são divididos de acordo com a fase gestacional em que a mulher se encontra. Sobre os objetivos de cada fase, marque a opção CORRETA.
A) No segundo trimestre, as técnicas utilizadas pelo fisioterapeuta são para conscientização corporal, principalmente na contração da musculatura do assoalho pélvico, responsável pela manutenção da continência, atividade sexual e parto.
B) No primeiro trimestre, opta-se pela realização de exercícios sem impactos e com pouco gasto energético como alongamentos passivos e metabólicos, e ainda por massagens relaxantes associadas ao uso de compressas quentes ou frias para prevenção de dor lombo-pélvica.
C) No primeiro trimestre, inicia-se uma fase de maior atuação do fisioterapeuta. Isso ocorre devido à necessidade de adaptar a mulher às principais mudanças corporais.
D) No segundo semestre, a fisioterapia obstétrica será totalmente direcionada para a preparação da mulher para o parto normal. São realizados exercícios e posturas específicas para os músculos do assoalho pélvico. São iniciados os treinos técnicos de relaxamento e expulsão, associados à respiração. Assim, a mulher pode entender o que acontecerá com ela durante o trabalho de parto
E) No primeiro trimestre, a fisioterapia atua através de posturas específicas, exercícios globais com treinos de condicionamento cardiorrespiratório, fortalecimento muscular global, dando ênfase, principalmente, aos músculos do assoalho pélvico e membros inferiores.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 60
Vamos para o Anterior: Exercício 58
Tente Este: Exercício 58
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Fisioterapia