Procura

PortuguêsMorfologia - verbos


EXERCÍCIOS - Exercício 157

  • (IBADE 2021)

Leia o texto a seguir e responda o que se pede.
O PASTEL DA FEIRA
A ciência conseguiu. Com suas pesquisas proibiu a fritura. Descobriu que o colesterol mata e, mais que depressa, todos os jornais, revistas e TVs despejaram sobre nós toneladas de advertências. Quem lê sabe.
Quem sabe tem culpa e assim estragaram mais um dos meus prazeres - o pastel da feira, sempre tão bem acompanhado pelo caldo de cana - esse também, coitado, proibido.
Açúcar, gordura, glúten, ovo, farinha branca, óleo de soja, leite. A lista de proibições não para de crescer e de aborrecer aqueles que, como eu, adoram comer livremente tudo que é gostoso, como o pastel da feira: recheado, fumegante, que queima a boca dos afoitos.
[...]
Há anos não provo essa iguaria. Eu, que a tudo obedeço em nome da saúde, deveria ser fiel ao meu desejo, saciar minha vontade e mandar às favas a ciência e a sabedoria.
Fonte:
http://viveragora.com.br/cronicas-rapidas/

A forma verbal DEVERIA, empregada no último parágrafo, está no tempo verbal futuro do pretérito do modo indicativo porque nesse contexto permite inferir que a personagem:


A) foi fiel ao seu desejo e provou o pastel da feira.

B) não deu importâncias para as advertências dos jornais e revistas.

C) mesmo contra a sua vontade preferiu seguir a ciência.

D) foi fiel ao seu desejo provando apenas o caldo de cana.

E) deixou de ser observar as orientações da ciência.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 158

Vamos para o Anterior: Exercício 156

Tente Este: Exercício 30

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.65ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.88ms))((ts_substr_c=1.27ms))((ts_substr_im=0.90ms))
((total= 6ms))