Procura

PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (20)


EXERCÍCIOS - Exercício 406

  • (FEPESE 2021)

Leia o texto.

A coisa mais bela que o homem pode experimentar é o mistério. É essa a emoção fundamental que está na raiz de toda ciência e arte. O homem que desconhece esse encanto, incapaz de sentir admiração e estupefação, esse já está, por assim dizer, morto e tem os olhos extintos. […]

Saber que existe algo insondável, sentir a presença de algo profundamente racional, radiantemente belo, algo que compreendemos apenas em forma rudimentar – essa é a experiência que constitui a atitude genuinamente religiosa. Nesse sentido, e nesse sentido somente, eu pertenço aos homens profundamente religiosos.

(Albert Einstein. In: O pensamento de Einstein)


Assinale a alternativa correta.


A) O autor prova irrefutavelmente que o mistério é algo insondável e que nele reside toda a felicidade e encantamento reservados ao homem que almeja a vida plena.

B) O autor aglutina religião, arte e ciência, com a premissa de que o homem é incapaz de perceber o insondável e a beleza do ser estritamente religioso.

C) O autor, na justaposição de argumentos contraditórios, expõe a beleza e a simplicidade do homem capaz de ver o mistério como ponto de partida.

D) O autor apresenta sua tese na primeira frase do texto e usa argumentos para defender seu ponto de vista que relacionam ciência, arte (beleza) e religião.

E) O autor, usando o mistério como mote do ponto de vista que pretende defender, revela seu lado misterioso e insondável, ou seja, uma experiência inegavelmente contrária ao senso comum: sua religiosidade.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 407

Vamos para o Anterior: Exercício 405

Tente Este: Exercício 109

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.98ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.63ms))((ts_substr_c=1.10ms))((ts_substr_im=0.84ms))
((total= 7ms))