PortuguêsGêneros textuais
- (IDIB 2021)
TEXTO III
Adoção no Brasil: a busca por crianças que não existem
Os pretendentes à adoção no Brasil buscam crianças brancas, de até um ano, sem histórico de doença ou irmãos
Por Mariana Lima
De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), existem, aproximadamente, 47 mil crianças e adolescentes em situação de acolhimento no Brasil. Deste total, 9,5 mil estão no Cadastro Nacional de Adoção (CNA) e apenas 5 mil estão, efetivamente, disponíveis para adoção.
A criança passa a constar na lista de adoção após as tentativas de reinserção na família de origem falharem, e se não houver formas de a criança ficar com a família extensa (tios e avós, por exemplo).
“Adoção é sempre a última possibilidade. Fazemos de tudo para que aquela criança possa voltar a sua família de origem. Se o processo de reestruturação familiar falha, buscamos outras soluções”, conta o juiz titular da Vara da Infância e Juventude de Guarulhos (SP) e assessor da Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo, Iberê de Castro.
Atualmente, a fila para quem aguarda uma criança no Brasil é composta por 46,2 mil pretendentes. Como o número de pretendentes é muito maior do que o de crianças disponíveis para adoção, seria de se esperar que todas essas crianças encontrassem um lar. Mas a realidade é outra.
Existe um perfil que é buscado pelos pretendentes na hora de adotar: 14,55% só adotam crianças brancas; 58% aceitam apenas crianças até 4 anos de idade; 61,92% não aceitam adotar irmãos; e 61% só aceitam crianças sem nenhuma doença. (...)
O TEXTO III apresenta características muito comuns ao gênero
A) crônica, pois é um misto de narração e reflexões da autora sobre a adoção no Brasil.
B) relato pessoal, pois narra uma história real a partir de experiências pessoais da escritora.
C) artigo de opinião, pois tece um comentário crítico sobre as falhas no processo de adoção.
D) notícia, pois fornece informações sobre a atual situação do processo de adoção no Brasil.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 305
Vamos para o Anterior: Exercício 303
Tente Este: Exercício 264
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português