HistóriaDiversos
- (FAPEC 2021)
A História do Brasil deve ser compreendida de acordo com aspectos políticos, econômicos e sociais e estudado a partir do desenvolvimento das atividades ocorridas no território nacional. Sobre o período que a historiografia nomeia como Brasil Colonial, é correto afirmar que:
A) a forma de colonização do Brasil assemelhase às demais formas posse e dominação das demais regiões sul-americanas conquistadas por espanhóis, com instrumentos de governança, objetivos exploratórios e elementos colonizadores idênticos para ambas as coroas ibéricas na América.
B) a denominação América portuguesa é equivocada, já que a sociedade fundamentada no continente europeu é completamente diferente da sociedade europeia, portanto a assertiva expressão “Brasil “ expressa com mais veracidade a política, cultura e economia praticada neste período nessa região.
C) as atividades econômicas eram, majoritariamente, voltadas para o mercado internacional, visto que os esforços no período estavam voltados para o desenvolvimento econômico de Portugal e, portanto, a base da economia da época fundamentava-se no extrativismo e na monocultura de produtos tropicais.
D) contrariando a máxima de que o Brasil foi explorado por Portugal, a historiografia aponta que existiram significativos esforços portugueses para a fundação de uma nova nação com traços europeus, indígenas e africanos, que contava com a intencionalidade da mescla de valores e culturas desses três grupos sociais para o novo país.
E) a colonização e exploração de territórios coloniais por Portugal foi realizada de forma idêntica na América, África e Ásia, perpetuando seu sistema político, sua cultura, sua economia e impondo o Pacto Colonial para todos os territórios sobre seus domínios, o que significa criar o latifúndio, implantar a escravidão e direcionar sua produção para o mercado internacional.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 121
Vamos para o Anterior: Exercício 119
Tente Este: Exercício 7
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: História