Procura

HistóriaEra vargas – 1930-1954


EXERCÍCIOS - Exercício 178

  • (IF Sul Rio-Grandense 2021)

Leia o excerto a seguir.
“Na manhã de 24 de agosto, suicidou-se em seus aposentos no Palácio do Catete, desfechando um tiro no coração. O suicídio de Vargas exprimia desespero pessoal, mas tinha também um profundo significado político. O ato em si continha uma carga dramática capaz de eletrizar a grande massa. Além disso, o presidente deixava como legado uma mensagem comovente aos brasileiros, a chamada carta testamento, onde se apresentava como vítima e ao mesmo tempo acusador de forças impopulares, apontando como responsáveis pelo impasse a que chegara os grupos internacionais aliados a seus inimigos internos.”
FAUSTO, B. História Concisa do Brasil. São Paulo: Edusp, 2009. p. 231.
Sobre as consequências do episódio citado pelo autor, afirma-se que o


A) Presidente do Senado, Carlos Luz, assumiu a presidência da república, ligado a UDN, protocolou a lei de Remessa de Lucros, o que dificultou o ingresso do capital internacional no país.

B) Ministro da Guerra Henrique Teixeira Lott nomeou o udenista Fernando Ferrari como ministro da fazenda, a fim de garantir os interesses do nacional desenvolvimentismo.

C) Presidente da Câmara de Deputados, o catarinense Nereu Ramos, articulou para coibir a posse de Juscelino Kubitschek de Oliveira, eleito para o próximo mandato presidencial.

D) Vice Presidente Café Filho nomeou ministros udenistas e facilitou o ingresso do capital privado/estrangeiro com a Instrução 113 da Superintendência da Moeda e do crédito (Sumoc).


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 179

Vamos para o Anterior: Exercício 177

Tente Este: Exercício 41

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.30ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.53ms))((ts_substr_c=0.69ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 4ms))