Procura

HistóriaRenascimento científico artístico e cultural


EXERCÍCIOS - Exercício 21

  • (IF Sul Rio-Grandense 2021)

Nicolau Sevcenko afirma que a maioria das cidades italianas já gozava de autonomia no limiar do século XIII, quando inicia a cultura renascentista. Organizadas em cidadesestados ou repúblicas independentes, resultado da prosperidade econômica de cidades mercantis, guildas e corporações bem sucedidas em seus negócios, moldaram as instituições das novas repúblicas a seu gosto. Isso colaborou para uma atitude mais racional, projetiva, agressiva, conquistadora, sedenta de independência, espaço, saber e distinção.
Sobre O Renascimento italiano e suas fases, afirma-se que


A) o Trecento guarda uma unidade própria de valores e objetivos. É marcado pela incorporação da paisagem na pintura renascentista. Esse período mantém uma atitude cândida para com a natureza e a sua religiosidade guarda o frescor do franciscanismo, muito difundido entre as camadas populares.

B) o Quattrocento deu ênfase a arte pictórica através da técnica do afresco, um desdobramento da miniatura medieval, já tradicional da pintura italiana. Dessa forma, uniu-se à arquitetura, tornando-se uma moda muito difundida em cidades italianas como Gênova, Veneza e Florença, onde o trabalho dos pintores renascentistas foi muito valorizado pelas famílias burguesas emergentes, como os Médici.

C) o Quattrocento marca uma mudança radical na pintura italiana. Utilizando o método de composição através de jogos de luz e sombra ( chiaroscuro ), os pintores reproduzem habilmente o percurso da luz, deixando indefinidos os contornos que se perdem nas partes escuras e sombreadas. Esse recurso é reforçado pela utilização da técnica do esfumaçamento ( sfumato ), atribuindo ao quadro uma aura de elevação e mistério.

D) o Cinquecento é a época das grandes realizações do Renascimento. Na pintura renascentista surgem as cenas que dão ênfase ao tratamento do nu, especialmente nas pinturas religiosas como a flagelação de Cristo, a crucificação, as cenas do paraíso e do inferno. O recurso à mitologia greco-romana, ao clássico, também possibilitou a exploração ilimitada dos efeitos do nu.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 22

Vamos para o Anterior: Exercício 20

Tente Este: Exercício 1

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.17ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.61ms))((ts_substr_c=0.46ms))((ts_substr_im=0.76ms))
((total= 4ms))