Procura

HistóriaAntiguidade ocidental (gregos romanos e macedônios)


EXERCÍCIOS - Exercício 80

  • (IF Sul Rio-Grandense 2021)

Na Grécia Antiga o poder político era exercido pelos cidadãos das diversas pólis(Cidades-Estado). Em Esparta, somente descendentes dos conquistadores dórios e dos proprietários de terras tinham direitos de cidadania. Poucos habitantes eram, de fato, considerados cidadãos.
No que diz respeito à organização política da Cidade-Estado de Esparta, afirma-se que


A) o Eforato era presidido por dois reis diarcas que exerciam os poderes militares, religiosos e judiciários, e composto por cinco magistrados com mandato anual.

B) a Assembleia do Povo era composta por espartíatas com mais de 30 anos, cuja função era votar as questões encaminhadas pela Gerúsia.

C) a Gerúsia , composta por homens com mais de 60 anos, tinha autoridade para fiscalizar a cidade, os funcionários, os reis, além de supervisionar a educação da juventude espartana.

D) o Eforato tinha como função decidir sobre questões importantes da cidade, como assuntos de política externa, controlar os diarcas, propor leis e julgar crimes.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 81

Vamos para o Anterior: Exercício 79

Tente Este: Exercício 93

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.81ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.52ms))((ts_substr_c=0.59ms))((ts_substr_im=0.78ms))
((total= 6ms))