HistóriaSegunda grande guerra – 1939-1945
- (IF Sul Rio-Grandense 2021)
Terminada a Segunda Guerra Mundial, de acordo com Gertz quando escreve sobre Neonazismo no Rio Grande do Sul:
“O clima daí decorrente estendeu-se por muitos anos, após a guerra. Por isso, parte da população de origem alemã manteve-se arredia, retraída, e, de outro lado, continuou sendo encarada com desdém por alguns setores da sociedade brasileira – foi o tempo em que se falava do ‘alemão batata’.”.
GERTZ, 2012, p. 19-20) GERTZ, R. E. O Neonazismo no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. p. 19-20.
Sobre as discussões acerca do Nazismo e do Neonazismo no Rio Grande do Sul, realizadas pelo autor, afirma-se que
A) a disseminação do Nazismo e do Neonazismo, nas colônias alemãs do Brasil, defendida por políticos, policiais e grande parte da imprensa, revela-se pela pesquisa histórica, como um mito, com sérias consequências para esse grupo étnico-cultural.
B) a Alemanha, em seu projeto expansionista, tinha planos concretos de invadir e integrar as colônias alemãs do sul do Brasil, o que exigiu das autoridades brasileiras a implantação de medidas para coibir a adesão dos imigrantes ao Nazismo.
C) o Nazismo foi amplamente disseminado nas regiões de colonização alemã. Muitos imigrantes alemães aderiram a grupos nazistas locais e foram perseguidos pelas autoridades brasileiras na Campanha de Nacionalização.
D) os atos racistas contemporâneos, promovidos pelos neonazistas, justificam-se pelo enraizamento histórico de ideias de caráter autoritário, como o Nazismo e o Integralismo nos estados do sul do Brasil.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 86
Vamos para o Anterior: Exercício 84
Tente Este: Exercício 33
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: História