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Governança de tiCobit v. 5.0


EXERCÍCIOS - Exercício 202

  • (FCC 2021)

Utilizando as recomendações do COBIT 5, uma equipe de Analistas do TJUSC, hipoteticamente, definiu, após a conclusão da análise das necessidades das partes interessadas, que a melhoria da satisfação da sociedade, com os serviços prestados, seria prioridade estratégica para o Tribunal. A partir dessa definição, buscou-se definir o que precisaria ser melhorado nos seguintes aspectos relativos à TI, obtidos da cascata de objetivos:
I. 01 Alinhamento da estratégia de TI e das atividades do Tribunal.
II. 04 Gestão do risco organizacional de TI.
III. 07 Prestação de serviços de TI em consonância com os requisitos de trabalho do Tribunal.
IV. 09 Agilidade de TI.
V. 10 Segurança da informação, infraestrutura de processamento e aplicativos.
VI. 14 Disponibilidade de informações úteis e confiáveis para a tomada de decisão.
VII. 17 Conhecimento, expertisee iniciativas para inovação do trabalho do Tribunal.
Com base no exposto,


A) os objetivos de TI listados não incluem os da dimensão Financeira do BSC − Balanced Scorecard, pois não se aplicam a órgãos públicos.

B) ao utilizar a cascata de objetivos, o propósito é ajustar-se a um padrão internacional, uma vez que o COBIT propõe uma padronização de objetivos corporativos e de TI, eliminando a necessidade de se criar uma estrutura personalizada para o Tribunal.

C) os 7 objetivos foram escolhidos dentre os 27 objetivos genéricos indicados pelo COBIT, sendo que todos eles estão alinhados aos dois objetivos da governança: otimização do risco e otimização dos recursos, marcados com ‘P’, que significa relação primária.

D) no próximo passo da cascata, esses objetivos de TI serão levados a diversas metas de habilitador, que incluem processos, estruturas organizacionais e informações. Para cada habilitador, um conjunto específico de metas relevantes pode ser definido para apoiar os objetivos de TI.

E) embora o COBIT seja uma fonte consistente de orientação em uma linguagem comum, não técnica e agnóstico-tecnológica, necessita do apoio de outros modelos, padrões e práticas, como PMBoK e ITIL, uma vez que não consegue fazer a integração do modelo de governança e de gestão do Tribunal.


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