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Conhecimentos geraisQuestões sociais


EXERCÍCIOS - Exercício 267

  • (FGV 2021)

Relações humanas e humanizadas no campo da saúde A experiência cotidiana do atendimento ao público nos serviços de saúde e os resultados de pesquisas de avaliação desses serviços têm demonstrado que as tecnologias e os dispositivos organizacionais – sobretudo na saúde, – não funcionam sozinhos e que sua eficácia é fortemente influenciada pelo fator humano e pelo relacionamento que se estabelece entre profissionais e usuários no processo de atendimento.
Adaptado de Terra, S. & Guaraldo, M. O humano e as relações humanas nas ações da saúde. Serviço Social e Saúde. 2015.
O acolhimento e a qualidade da atenção ao usuário são variáveis importantes e estão diretamente relacionados à(ao)


A) fragmentação das informações e do atendimento, para minimizar o contato médico-paciente e evitar favoritismos.

B) rodízio de médicos, técnicos e gestores das unidades de saúde, para garantir uma diversidade de opiniões.

C) capacidade dos profissionais de saúde de compreender demandas e expectativas dos pacientes e seus familiares.

D) despersonalização e negação da dimensão individual, para garantir uma equidade no atendimento.

E) distanciamento e controle dos sentimentos e do envolvimento, para manter a objetividade.


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