Procura

QuímicaSistemas homogêneos: equilíbrio químico na água: ph e poh indicadores ácido-base solução tampão.


EXERCÍCIOS - Exercício 122

  • (IBFC 2021)

Para entendermos como se dá o controle do pH sanguíneo devemos levar em conta que ele é influenciado pela taxa de gás carbônico (CO 2 ) que, como sabemos é um óxido ácido. Os locais onde o gás carbônico do sangue é aumentado, como nos músculos, o pH é baixo, ou seja, esse é um microambiente mais ácido. Já nos alvéolos, nos quais há redução da concentração de gás carbônico, o pH é aumentado, sendo o microambiente alveolar mais alcalino que o muscular. O pH do sangue normalmente tem caráter básico, variando de 7,35 a 7,45, sendo o sangue venoso mais ácido que o arterial por conta da maior concentração de gás carbônico. A redução do pH sanguíneo para abaixo de 7,35 é chamada de acidose, enquanto a elevação para acima de 7,45 é uma alcalose. Ambos os processos (acidose e alcalose) são considerados anormais, apresentando várias causas para a sua ocorrência.Adaptado. Sala BioQuímica: Controle (e descontrole) do pH sanguíneo (salabioquimica.blogspot.com).Acesso em 25 de Julho de 2021. A seguir, temos as reações de conversão do gás carbônico (CO2) em bicarbonato (HCO3 - ). CO 2 (g) + H 2 O (l) ↔ H 2 CO 3 (aq) H 2 CO 3 (aq) ↔ HCO 3 – (aq) + H + (aq) Elas são a base para entendermos o comportamento desse sistema tamponado do sangue nos dois ambientes diferentes: no tecido muscular e nos alvéolos. Assim, de acordo com as características do controle de pH do sistema sanguíneo, assinale a alternativa correta.



A) No alvéolo, ocorre o aumento da concentração de CO 2 , retirado pelo evento da ventilação (respiração pulmonar). Isso desloca o equilíbrio no sentido de restituição desse dióxido de carbono retirado, reduzindo, com isso, a concentração do bicarbonato que pode ser reconvertido em CO 2

B) A respiração celular ocorrida no tecido muscular libera e aumenta a concentração local de bicarbonato (HCO 3 – ). E segundo o princípio de Le Chatelier, o sistema desloca-se no sentido de neutralizar essa alteração

C) A reação reversível obedece ao princípio de Le Chatelier que diz: que "quando se exerce uma ação num sistema em equilíbrio (variação de pressão, temperatura, concentração), o sistema se desloca no sentido da reação que neutraliza esta ação."

D) Durante a respiração celular, o pH alveolar é mais baixo, de caráter mais ácido, comparado ao do microambiente muscular (que é alcalino). Por isso, que o sangue arterial tem pH maior (mais ácido) do que o sangue venoso (mais alcalino)


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 123

Vamos para o Anterior: Exercício 121

Tente Este: Exercício 87

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Química






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+