Procura

PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 223

  • (FCC 2017)

Civilização e infelicidade

Uma fonte da infelicidade humana estaria na insuficiência das normas que regulam os vínculos pessoais na família, no Estado e na sociedade. Não queremos admitir que as instituições por nós mesmos criadas não trariam bem-estar e proteção para todos nós. Deparamo-nos com a afirmação espantosa que boa parte da nossa miséria vem do que é chamado de nossa civilização; seríamos bem mais felizes se a abandonássemos e retrocedêssemos a condições primitivas.

A asserção me parece espantosa porque é fato estabelecido – como quer que se defina o conceito de civilização – que tudo aquilo com que nos protegemos da ameaça das fontes do sofrer é parte da civilização. Descobriu-se que o homem se torna neurótico porque não pode suportar a medida de privação que a sociedade lhe impõe, em prol de seus ideais culturais, e concluiu-se então que, se estas exigências fossem abolidas ou bem atenuadas, isto significaria um retorno a possibilidades de felicidade .

(Adaptado de: FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização . Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Penguin & Companhia das Letras, 2011, p. 30-32)


Nesta passagem de um de seus textos mais marcantes, Sigmund Freud


A) defende, com convicção, a tese de que somos infelizes por nos desviarmos das instituições criadas pela civilização para nos proteger.

B) considera a possibilidade de que, por paradoxal que seja, as instituições criadas no processo da civilização concorram para o sofrimento humano.

C) julga espantoso o fato de que muitos atribuam à força do nosso passado de primitivos a razão pela qual nossas instituições funcionam a contento.

D) admite que a razão principal das nossas neuroses está nas privações que persistem dos tempos primitivos, anteriores à criação das instituições.

E) recusa-se a aceitar a possibilidade de que os nossos ideais culturais possam ser atingidos enquanto dependermos das nossas instituições.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 224

Vamos para o Anterior: Exercício 222

Tente Este: Exercício 164

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=7.91ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.61ms))((ts_substr_c=1.11ms))((ts_substr_im=0.97ms))
((total= 11ms))