Procura

PortuguêsAcentuação gráfica: proparoxítonas paraxítonas oxítonas e hiatos


EXERCÍCIOS - Exercício 364

  • (NUCEPE 2020)

Leia o Texto VII para responder à questão.

A catinga estendia-se, de um vermelho indeciso salpicado de manchas brancas que eram ossadas. O voo negro dos urubus fazia círculos altos em redor de bichos moribundos.

— Anda, excomungado.

O pirralho não se mexeu, e Fabiano desejou matá-lo. Tinha o coração grosso, queria responsabilizar alguém pela sua desgraça. A seca aparecia-lhe como um fato necessário – e a obstinação da criança irritava-o. Certamente esse obstáculo miúdo não era culpado, mas dificultava a marcha, e o vaqueiro precisava chegar, não sabia onde.

Tinham deixado os caminhos, cheios de espinhos e seixos, fazia horas que pisavam a margem do rio, a lama seca e rachada que escaldava os pés.

Pelo espírito atribulado do sertanejo passou a ideia de abandonar o filho naquele descampado. Pensou nos urubus, nas ossadas, coçou a barba ruiva e suja, irresoluto, examinou os arredores. Sinha Vitória estirou o beiço indicando vagamente uma direção e afirmou com alguns sons guturais que estavam perto. Fabiano meteu a faca na bainha, guardou-a no cinturão, acocorou-se, pegou no pulso do menino, que se encolhia, os joelhos encostados ao estômago, frio como um defunto. Aí a cólera desapareceu e Fabiano teve pena. Impossível abandonar o anjinho aos bichos do mato. Entregou a espingarda a Sinha Vitória, pôs o filho no cangote, levantou-se, agarrou os bracinhos que lhe caíam sobre peito, moles, finos como cambitos. Sinhá Vitória aprovou esse arranjo, lançou de novo a interjeição gutural, designou os juazeiros invisíveis.

E a viagem prosseguiu, mais lenta, mais arrastada, num silêncio grande.

(RAMOS, Graciliano. Vidas Secas . 37ª, São Paulo: Record, 1977, p. 10-11)


Os vocábulos voo(1° parágrafo) e ideia(5° parágrafo) perderam o acento gráfico com o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990). No entanto, continuam com acento gráfico obrigatório


A) pára (verbo) e crêem (3ª pessoa do plural do presente do indicativo).

B) pêlo (substantivo) e têm (3ª pessoa do plural do presente do indicativo).

C) pêra (substantivo) e dêem (3ª pessoa do plural do presente do subjuntivo.

D) fôrma (substantivo) e côa (3ª pessoa do singular do presente do indicativo).

E) pôr (verbo) e pôde (3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo).


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 365

Vamos para o Anterior: Exercício 363

Tente Este: Exercício 119

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.08ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.65ms))((ts_substr_c=1.50ms))((ts_substr_im=0.96ms))
((total= 6ms))