PortuguêsAcentuação gráfica: proparoxítonas paraxítonas oxítonas e hiatos
- (UNIOESTE 2020)
Casa na árvore: projeto sugere escola integrada à natureza no pós-pandemia
Imagine uma escola amplamente integrada à natureza, com espaços conjugados entre o
interior e o exterior, além de salas de aula que se pareçam com uma casa na árvore. É o que vem
propondo o arquiteto italiano Valentino Gareri. Tocado pelo clima de incertezas que assolou os
centros de ensino de todo o mundo durante a pandemia, Gareri chegou a um modelo escolar que
considera ideal. [...] Concebida como uma casa na árvore, a construção fica distribuída em vários
níveis, com espaços interiores e exteriores combinados, permitindo grande flexibilidade para as
atividades educativas. A ideia principal é criar uma escola suspensa e imersa na natureza, fazendo
com que a relação com o espaço verde seja aumentada não só física, mas também visivelmente. Para
isso, todos os espaços são encaixados em dois anéis, com dois pátios e uma cobertura utilizável.
Cada módulo tem 55 metros quadrados e recebe a configuração para abrigar uma sala de aula com
até 25 estudantes. Feitos de madeira laminada colada, os módulos são dispostos em círculos e
interligados ao pátio e à paisagem externa. O perímetro circular apresenta painéis opacos que
ajudam a bloquear a luz solar direta, enquanto um conjunto de painéis transparentes difunde a luz e
oferece vistas desobstruídas.
A proposta de Valentino Gareri ainda inclui a ideia de autossuficiência para o complexo.
Com diversos dispositivos para economia de energia, o edifício traz coletores de água de chuva,
painéis fotovoltaicos e turbinas eólicas no telhado mais alto. Com isso, o arquiteto busca trazer a
ideia de sustentabilidade na prática para crianças e adolescentes no período educacional. [...] Feito
com materiais naturais e técnicas construtivas de baixo custo, o projeto é visto como flexível e
adaptável, o que poderia trazer benefícios à comunidade e, a partir daí, até mesmo a requalificação
de áreas periféricas.
Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/haus/arquitetura/casa-na-arvore-projeto-sugere-escola-integrada-a-naturezano-pos-pandemia/
Marque a alternativa incorretacom relação às regras de acentuação.
A) As palavras “edifício” e “pátio” são acentuadas porque são paroxítonas terminadas em ditongos.
B) As palavras “círculos” e “periféricas” têm acento porque são proparoxítonas, que são sempre acentuadas.
C) As palavras “período” e “desobstruídas” são acentuadas porque têm “i” tônico que forma hiato com a vogal anterior.
D) A palavra “até” é acentuada porque é uma oxítona terminada em “e”
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 302
Vamos para o Anterior: Exercício 300
Tente Este: Exercício 258
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português