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PortuguêsCoesão e coerência (6)


EXERCÍCIOS - Exercício 7

  • (IF-MT 2020)

"A coerência não é um ente concreto, que pode ser visualizado, sublinhado ou apontado no texto. É algo subjetivo que o leitor capta com base em um conjunto de elementos a partir do cotexto e levando-se em consideração o contexto, a situação comunicativa, os seus conhecimentos sociocognitivos e interacionais, além do material linguístico. Vale lembrar que se entende por cotexto a superfície de um texto. Assim, existem alguns textos que apresentam algumas inadequações em relação à coerência. Para detectá-las, o professor de Língua Portuguesa, em uma de suas muitas atribuições que é a correção textual, deve estar atento às chamadas metarregras, que são ferramentas que auxiliam na análise e avaliação das falhas na coerência de um texto".

(NASCIMENTO, Carlos Valmir do Nascimento. Fatores de textualidade. http://www.gelne.com.br/arquivos/anais/gelne-2014/anexos/778.pdf, acesso em 09/2019).

Assim, só NÃO pode ser considerada metarregra em relação à coerência textual:




A) Continuidade , que é a retomada das idéias que acontecem no decorrer de um texto. Em outras palavras, é o conjunto de elementos constantes, repetidos de forma que não interfiram na elegância textual (estado agradável de ler o texto, tanto no que se refere ao seu conteúdo, quanto à sua forma) e nem canse o leitor, que proporcionam a determinação do texto como um todo único.

B) Progressão , que consiste no acréscimo de informações novas aos elementos que foram retomados no texto, fazendo com que o seu sentido progrida, evolua.

C) Não contradição , que se relaciona ao sentido do texto, de forma que aquilo que está sendo mencionado nele não pode se contradizer.

D) Articulação , que é o modo como aquilo que está sendo dito no texto se relaciona entre si, havendo, às vezes, a necessidade da utilização de conectivos adequados.

E) Referencial , que é aquela em que um componente da superfície do texto faz remissão a outro(s) elemento(s) do universo textual. O primeiro, denomino forma referencial ou remissiva e o segundo, elemento de referência ou referente textual. (KOCH, 1994, p. 30).


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