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PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (16)


EXERCÍCIOS - Exercício 38

  • (VUNESP 2020)

Leia o texto para responder à quest ão .

Esforço integral

Há consenso de que manter alunos por mais horas no colégio traz ganhos positivos. O tempo extra pode ser empregado para projetos interdisciplinares, aulas de reforço ou atendimento individual daqueles estudantes que se atrasam.

O Plano Nacional de Educação prevê que pelo menos 25% dos estudantes tenham carga de sete horas diárias até 2024. No estado mais desenvolvido da Federação, a proporção se encontra em 6%.

Preocupante é o efeito multiplicador da desigualdade em alguns locais. Se a introdução do sistema implica acabar com o período noturno, estudantes que precisam trabalhar se veem forçados a procurar outro estabelecimento, que pode ficar longe da moradia ou do emprego, favorecendo a evasão.

Há que aprender com os percalços da experiência e, em particular, atentar para a implementação da medida onde ela foi bem-sucedida. Este seria o caso da rede estadual de ensino médio de Pernambuco, que alcançou a terceira posição no ranking de desempenho de alunos em provas padronizadas.

O estado conta com 57% de matrículas em escolas de período integral no ensino médio. A introdução em larga escala, segundo a Secretaria de Educação, mostrou-se decisiva para evitar o surgimento de ilhas de excelência e privilégio.

A adoção se fez de maneira paulatina, começando pela primeira série de uma nova turma. Isso evitou que estudantes empregados da segunda e da terceira série precisassem buscar outra escola.

Cabe ao governo paulista corrigir o rumo do período integral. A resistência não se afigura insuperável, e o benefício esperado justifica o esforço adicional para prosseguir na direção correta.

(Editorial. Folha de S.Paulo , 31.10.2016. Adaptado)


Na informação veiculada no quarto parágrafo – Este seriao caso da rede estadual de ensino médio de Pernambuco… –, o emprego da forma verbal destacada denota


A) polidez do autor, pois parece haver a intenção de não apresentar o sistema de ensino de Pernambuco como melhor que outros.

B) incerteza do autor, uma vez que a mudança na rede estadual pernambucana é recente e os dados podem ser imprecisos.

C) exemplificação do autor, já que há dados comprovadores do avanço da rede de ensino médio pernambucana.

D) eventual dúvida do autor, porque os dados apresentados da implementação são incompatíveis com os da avaliação dos alunos.

E) argumentação falaciosa do autor, mesmo não tendo dúvidas em relação aos resultados obtidos pelo sistema de ensino pernambucano.


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