Procura

PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (16)


EXERCÍCIOS - Exercício 32

  • (VUNESP 2020)

Leia o texto para responder à questão.

Esforço integral
Há consenso de que manter alunos por mais horas no colégio traz ganhos positivos. O tempo extra pode ser empregado para projetos interdisciplinares, aulas de reforço ou atendimento individual daqueles estudantes que se atrasam.
O Plano Nacional de Educação prevê que pelo menos 25% dos estudantes tenham carga de sete horas diárias até 2024. No estado mais desenvolvido da Federação, a proporção se encontra em 6%.
Preocupante é o efeito multiplicador da desigualdade em alguns locais. Se a introdução do sistema implica acabar com o período noturno, estudantes que precisam trabalhar se veem forçados a procurar outro estabelecimento, que pode ficar longe da moradia ou do emprego, favorecendo a evasão.
Há que aprender com os percalços da experiência e, em particular, atentar para a implementação da medida onde ela foi bem-sucedida. Este seria o caso da rede estadual de ensino médio de Pernambuco, que alcançou a terceira posição no ranking de desempenho de alunos em provas padronizadas.
O estado conta com 57% de matrículas em escolas de período integral no ensino médio. A introdução em larga escala, segundo a Secretaria de Educação, mostrou-se decisiva para evitar o surgimento de ilhas de excelência e privilégio.
A adoção se fez de maneira paulatina, começando pela primeira série de uma nova turma. Isso evitou que estudantes empregados da segunda e da terceira série precisassem buscar outra escola.
Cabe ao governo paulista corrigir o rumo do período integral. A resistência não se afigura insuperável, e o benefício esperado justifica o esforço adicional para prosseguir na direção correta.
(Editorial. Folha de S.Paulo , 31.10.2016. Adaptado)

De acordo com o editorial, a educação em período integral


A) resulta, aparentemente, em ganhos positivos para os estudantes, porém a maioria deles é prejudicada com o fim do período noturno, o que favorece a evasão.

B) eliminou o efeito multiplicador da desigualdade social em São Paulo, onde o índice de estudantes com carga horária de sete horas diárias já chegou a 6%.

C) traz benefícios para os alunos, mas pode resultar em evasão escolar com a eliminação do período noturno, que atende alunos que precisam trabalhar.

D) logrou êxito em Pernambuco, onde 57% das matrículas no ensino médio são em período integral, contrapondo-se ao percentual de 25% de São Paulo.

E) reforça desigualdades em alguns locais do país, o que levou o Plano Nacional de Educação a prever a sua implementação plena apenas para 2024.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 33

Vamos para o Anterior: Exercício 31

Tente Este: Exercício 249

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=7.17ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.68ms))((ts_substr_c=1.77ms))((ts_substr_im=0.93ms))
((total= 11ms))