Procura

PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (15)


EXERCÍCIOS - Exercício 263

  • (FCC 2020)

Atenção: Para responder à questão, considere o texto a seguir:
O texto não deve ser entendido como um objeto computável. Seria vão tentar separar materialmente as obras dos textos. Em particular, não se deve ser levado a dizer: a obra é clássica, o texto é de vanguarda; não se trata de estabelecer, em nome da modernidade, um quadro de honra grosseiro e declarar certas produções literárias in e outras out em razão de sua situação cronológica: pode haver “Texto” numa obra muito antiga, e muitos produtos da literatura contemporânea não são em nada textos. A diferença é a seguinte: a obra é um fragmento de uma substância, ocupa alguma porção do espaço dos livros (por exemplo, numa biblioteca). Já o Texto é um campo metodológico. A oposição poderia lembrar (mas de modo algum reproduzir termo a termo) a distinção proposta por Lacan: a “realidade” se mostra, o “real” se demonstra; da mesma forma, a obra se vê (nas livrarias, nos fichários, nos programas de exame), o texto se demonstra, se fala segundo certas regras; a obra segura-se na mão, o texto mantémse na linguagem: ele só existe tomado num discurso (ou melhor, é o Texto pelo fato mesmo de o saber); o Texto não é a decomposição da obra, é a obra que é a cauda imaginária do Texto. Ou ainda: só se prova o Texto num trabalho, numa produção. A consequência é que o Texto não pode parar (por exemplo, numa prateleira de biblioteca); o seu movimento constitutivo é a travessia (ele pode especialmente atravessar a obra, várias obras).
(BARTHES, Roland. Da obra ao texto. In: O rumor da língua . São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012, p. 67)

Ao conceituar Textoe obra, Roland Barthes efetiva


A) um sofisma, ao concluir a oposição entre os conceitos com a metáfora da travessia.

B) uma análise, apresentando argumentos que contrapõem os dois conceitos.

C) uma apologia, quando estabelece uma oposição entre os dois conceitos.

D) uma recomendação, ao indicar metodologicamente como elaborar um texto moderno.

E) uma informação, destacando os resultados da oposição entre os dois conceitos.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 264

Vamos para o Anterior: Exercício 262

Tente Este: Exercício 86

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.11ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.60ms))((ts_substr_c=1.19ms))((ts_substr_im=0.76ms))
((total= 9ms))