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PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (15)


EXERCÍCIOS - Exercício 76

  • (FCC 2019)

1. "Pentimento" é a palavra italiana para arrependimento, mas designa (em muitas línguas) uma pintura ou esboço encoberto pela versão final de um quadro. Às vezes, com o tempo ou no processo de restauração, a tinta deixa transparecer a composição em cima da qual o artista pintou uma nova versão. Esses esboços ou pinturas, que foram rejeitados e encobertos pelo artista, são os pentimentos, que foram descartados sem ser propriamente apagados.

2. O pentimento faz parte do quadro, assim como fazem parte da nossa vida muitos projetos dos quais desistimos. São restos do passado que transparecem no presente, como potencialidades que não foram realizadas, mas que, mesmo assim, integram a nossa história .

3. Nossas vidas são abarrotadas de caminhos que deixamos de pegar; são todos pentimentos, mais ou menos encobertos: projetos que não se realizaram. Por que não se realizaram? Em geral, pensamos que nos faltou a coragem. Não soubemos renunciar às coisas das quais era necessário abdicar para que outras escolhas tivessem uma chance.

4. O problema dos pentimentos é que eles esvaziam a vida que temos. O passado que não se realizou funciona como a miragem da felicidade que teria sido possível se tivéssemos feito a escolha "certa". Quando examino as fotos de minhas turmas do colégio, sempre fico com a impressão de que deixei amizades e amores inacabados, mas que teriam revolucionado meu futuro .

5. Nem sempre os pentimentos são bons conselheiros - até porque, às vezes, eles são falsos. Hoje, é fácil esbarrar em espectros do passado: as redes sociais proporcionam reencontros improváveis e, com isso, criam pentimentos artificiais. Graças às redes, um relacionamento apagado da memória pode reaparecer como se representasse um grande potencial ao qual renunciamos. Somos perigosamente nostálgicos de escolhas passadas alternativas que teriam nos levado a um presente diferente – e melhor. Se essas escolhas não existiram, somos capazes de inventá-las e de vivê-las como pentimentos. Os pentimentos não são necessariamente recíprocos, e os falsos pentimentos, revisitados, são receitas para o desastre.

(Adaptado de: CALLIGARIS, Contardo. Disponível em: www1.folha.uol.com.br )


Ao apresentar o conceito de “pentimento”, o autor assinala que


A) o rascunho rejeitado pelo artista, ao ser revelado, pode ser alterado de modo a integrar a pintura final.

B) o aparecimento de esboços feitos anteriormente em uma pintura denota a mudança de ideia do artista no processo de composição do quadro.

C) o desenho esboçado pelo artista na primeira versão da pintura, ainda que revelado, não faz parte do quadro finalizado.

D) os quadros que contêm um esboço embaixo da pintura final comprovam que a criação de uma obra-prima demanda diversas etapas de planejamento.

E) a técnica do artista que recorre a meros esboços para criar uma pintura original corresponde à atitude de retomarmos projetos esquecidos do passado.


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