Serviço socialAssistência social no serviço social
- (INSTITUTO AOCP 2020)
As crianças e adolescentes em situação de rua devem contar com serviços, programas e projetos desenvolvidos por profissionais de diferentes áreas e de forma integrada. Dentre os princípios que orientam a atuação do educador social de rua, é correto destacar
A) a coibição da construção de vínculos com o sujeito e com a comunidade; a imposição do sujeito para a realização do acompanhamento; o respeito à temporalidade da ação educativa etc.
B) o respeito à livre adesão, ao desejo e ao momento do sujeito para a realização do acompanhamento; a determinação de, no prazo de 2 anos, a temporalidade da ação educativa; a ausência de vínculo com a rede de atendimento local.
C) o reconhecimento dos laços familiares como valor fundante; o conhecimento das áreas de atuação, bem como das dinâmicas territoriais; a ausência de vínculos com o sujeito e com a comunidade.
D) o exercício de reflexão crítica, comprometida e protagonista no campo social e educativo; o reconhecimento da cidadania de crianças e adolescentes em situação de rua; o respeito à diversidade e não discriminação, sendo que nenhuma criança e adolescente será discriminado por sua condição socioeconômica, arranjo familiar, raça, etnia, religião, gênero, orientação sexual, deficiência, por conviver com o vírus HIV/AIDS ou outros motivos etc.
E) o conhecimento do arcabouço legal e do funcionamento do Sistema de Garantias de Direitos (SGD) para que se possa exigir seu cumprimento; a ação educativa deve determinar um prazo para o desligamento; a ausência de vínculo com a comunidade e com o sujeito.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 35
Vamos para o Anterior: Exercício 33
Tente Este: Exercício 44
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Serviço social