Procura

PedagogiaPaulo freire


EXERCÍCIOS - Exercício 12

  • (IF-SC 2017)

Diferentes autores abordaram a relação entre docência e pesquisa ao longo de suas obras. Dentre eles, podemos citar Donald Schõn, Kenneth Zeichner, Paulo Freire e António Nóvoa.

Analise os posicionamentos expressos na coluna da direita e associe-os aos respectivos autores.

(1) Donald Schõn

(2) Kenneth Zeichner

(3) Paulo Freire

(4) Antonio Nóvoa

( ) “Fala-se hoje, com insistência, no professor pesquisador. No meu entender o que há de pesquisador no professor não é uma qualidade ou uma forma de ser ou atuar que se acrescente à de ensinar. Faz parte da natureza da prática docente a indagação, a busca, a pesquisa. O de que se precisa é que, em sua formação permanente, o professor se perceba e se assuma porque professor, como pesquisador” (1996, p. 32).

( ) “Um professor reflexivo tem a tarefa de encorajar e reconhecer, e mesmo de dar valor à confusão dos seus alunos. Mas também faz parte das suas incumbências encorajar e dar valor à sua própria confusão. Se prestar a devida atenção ao que as crianças fazem [...], então o professor também ficará confuso. E se não ficar, jamais poderá reconhecer o problema que necessita de explicação” (1997, p. 85).

( ) “Há um ponto que quero que fique muito claro: com o termo ensino reflexivo não pretendo dizer que os professores devem refletir apenas sobre o modo como aplicam nas suas salas de aula as teorias geradas noutros sítios. Aquilo de que falo é de os professores criticarem e desenvolverem as suas teorias práticas à medida que refletem sozinhos e em conjunto na ação e sobre ela, acerca de seu ensino e das condições sociais que modelam as suas experiências de ensino” (1993, p. 22).

( ) “O professor pesquisador é aquele que pesquisa ou que reflete sobre a sua prática. Portanto, aqui estamos dentro do paradigma do professor reflexivo. É evidente que podemos encontrar dezenas de textos para explicar a diferença entre esses conceitos, mas creio que, no fundo, no fundo, eles fazem parte de um mesmo movimento de preocupação com um professor que é um professor indagador, que é um professor que assume a sua própria realidade escolar como um objeto de pesquisa, como objeto de reflexão, como objeto de análise (2001, s/p).

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:




A) 2,3, 1,4

B) 3, 1 ,2 ,4

C) 4,2, 1,3

D) 3, 1 ,4 ,2

E) 1,4, 3, 2


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 13

Vamos para o Anterior: Exercício 11

Tente Este: Exercício 152

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+