PedagogiaHenri wallon
- (Instituto Consulplan 2020)
O interesse dos educadores pela obra de Wallon refere-se, principalmente, à sua proposta de uma psicologia integradora que enfatiza os processos emocionais e afetivos, em um cenário educacional em que predomina o componente intelectual do conhecimento. Nessa perspectiva, existe:
A) Uma realidade concreta e sua essência é construída nas relações sociais. Portanto, a vida determina a consciência, e não o contrário. Nesta perspectiva, o ser humano, transformando a natureza, modificou a si, ou seja, construindo cultura, civilizações, agindo no mundo em meio aos desafios lançados pela realidade, evoluiu como espécie.
B) Uma evolução do conhecimento é um processo contínuo, construído a partir da interação ativa do sujeito com o meio (físico e social). O desenvolvimento humano passa por estágios sucessivos de organização, no campo do pensamento e do afeto, que vão sendo construídos em virtude da ação da criança e das oportunidades que o ambiente possibilita a ela.
C) Um aparato racional prevalecente em seu início de vida, marcado por manifestações predominantemente emocionais, direcionadas ao mundo externo, às pessoas que dele cuidam. Desde o início, o contato com os outros constitui uma dimensão eminentemente social e possibilita que a criança, apropriando-se do universo cultural em que está inserida, construa progressivamente condutas superiores de raciocínio e de ação no mundo.
D) Uma conexão entre a emoção e o funcionamento da inteligência, sendo a emoção um fenômeno cuja função é mobilizar o outro, o que denota seu caráter socializador. A emoção é um elemento de expressão, que inclui aspectos orgânicos, ao qual o professor precisa estar atento. Quando o componente emocional é exacerbado, há uma tendência à inibição do componente intelectual, e vice-versa, o que pode dificultar a aprendizagem do aluno.
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