LinguísticaFundamentos da linguística
- (INSTITUTO AOCP 2020)
A verdadeira substância da linguagem não é constituída por um sistema abstrato de formas linguísticas, nem pela enunciação monológica isolada, nem pelo ato psicofisiológico de sua produção, mas pelo fenômeno social da interação verbal, realizada pela enunciação ou pelas enunciações. A interação constitui, assim, a realidade fundamental da linguagem (BAKHTIN, 1988). Assinale a alternativa em que sua proposição contrapõe esses pressupostos, ou seja, que NÃO está de acordo com a terceira concepção ou ainda que NÃO leva em consideração a interação.
A) A linguagem é social. É por meio das relações sociais que o ser humano aprende e ensina, constrói e desconstrói conhecimento.
B) Hoje se reconhece que, ao falar, o indivíduo não só descreve o que observa, mas atua no mundo e faz com que certas coisas aconteçam.
C) A linguagem é um lugar de trocas humanas, comunicativas, pela produção de efeitos de sentido entre interlocutores, em uma dada situação de comunicação e em um contexto sócio-histórico e ideológico.
D) É preciso pensar a linguagem humana como lugar de interação, de constituição das identidades, de representação de papéis, de negociação de sentidos, por palavras, mas é preciso encarar a linguagem não apenas como forma de interação social, mas, sim, acima de tudo, como representação do mundo e do pensamento ou como instrumento de comunicação.
E) Para Vygotsky (1994), a relação entre pensamento e linguagem é estreita. A linguagem (verbal, gestual e escrita) é nosso instrumento de relação com os outros e, por isso, é importantíssima na nossa constituição como sujeitos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 21
Vamos para o Anterior: Exercício 19
Tente Este: Exercício 15
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Linguística