LinguísticaFundamentos da linguística
- (INSTITUTO AOCP 2020)
Leia o excerto a seguir e responda à questão.
“... o dialogismo é o modo de funcionamento real da linguagem, é o princípio constitutivo do enunciado. Todo enunciado constitui-se a partir de outro enunciado, é uma réplica a outro enunciado. Portanto, nele ouvem-se sempre, ao menos, duas vozes. Mesmo que elas não se manifestem no fio do discurso, estão aí presentes. Um enunciado é sempre heterogêneo, pois ele revela duas posições, a sua e aquela em oposição à qual ele se constrói.”
(FIORIN, 2011, p.16)
Ao afastar o falante de sua dimensão social e histórica, tem-se uma visão monológica de língua, voltada para si mesma, formalista, valorizando-se apenas o seu funcionamento interno. A concepção de linguagem desenvolvida por Bakhtin, ao contrário, deve considerá-la como fenômeno socioideológico, determinado pelo contexto. De acordo com o pensamento bakhtiniano, portanto, é correto afirmar que
A) o autor, Bakhtin, defende um trabalho com a língua na sua relação com as ações humanas e com a vida, ou seja, um trabalho com a língua como fenômeno social de interação verbal.
B) a interação verbal não constitui a realidade fundamental da língua. Bakhtin dispensa, portanto, a concepção que entende a língua como prática social.
C) as formas linguísticas ou as expressões significam por si e não significam na interlocução, na sua relação com a situação.
D) a enunciação se apresenta como ato monológico, individual, prescindindo-se do outro e das circunstâncias, da situação social em que a enunciação ocorre.
E) a linguagem como expressão do pensamento é que assegura o real funcionamento da linguagem.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 20
Vamos para o Anterior: Exercício 18
Tente Este: Exercício 10
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Linguística