Procura

Educação físicaAnatomia e fisiologia do corpo e movimento


EXERCÍCIOS - Exercício 259

  • (INSTITUTO AOCP 2020)

Sobre o potencial do treinamento físico e as características do músculo esquelético, é correto afirmar que



A) as fibras de contração rápida (tipo I) possuem baixa contração e capacidade para a transmissão eletroquímica dos potenciais de ação, possuindo baixa atividade de miosina ATPase, liberação e captação rápidas de Ca2+ por um retículo sarcoplasmático eficiente e baixa taxa de renovação (turnover) das pontes cruzadas


B) o consumo de oxigênio pelo músculo durante a atividade física vigorosa diminui abaixo do nível de repouso. Os ajustes imediatos e as adaptações ao treinamento de longa duração fazem diminuir o tamanho do leito vascular local.


C) a contração muscular ocorre quando o Ca2+ ativa a actina e isso faz com que as pontes cruzadas de miosina se fixem nos locais ativos sobre os filamentos de actina, à medida que a diminuição na concentração de Ca2+ proporciona relaxamento.


D) as ilhotas de Langherans é um conjunto de células que representa a unidade funcional da fibra muscular e contém quatro proteínas contráteis: adenina, guanina, citosina e timina.


E) as fibras de contração lenta (tipo II) geram energia para a ressíntese do ATP, predominantemente, pelo sistema anaeróbico de transferência de energia, possuindo alta atividade de miosina ATPase, capacidade de manipulação do sódio e velocidade de encurtamento rápidas, capacidade glicolítica bem mais desenvolvida que as fibras de contração rápida e mitocôndrias grandes e numerosas.



Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 260

Vamos para o Anterior: Exercício 258

Tente Este: Exercício 213

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Educação física






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.07ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.57ms))((ts_substr_c=1.30ms))((ts_substr_im=0.83ms))
((total= 7ms))