Educação físicaFisiologia do exercício
- (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2020)
A integração dos sistemas nervoso e hormonal serve de auxílio para que o controle neural regule o controle hormonal em respostas aos estímulos externos e internos. A ligação dos hormônios aos receptores depende totalmente dos níveis de concentração hormonal no sangue, da quantidade de receptores e da sensibilidade dos receptores ao hormônio, que atuam como reguladores fisiológicos responsáveis pela aceleração ou diminuição da velocidade das reações e das funções biológicas que acontecem e que são fundamentais para o funcionamento do corpo durante o exercício.
Com o aumento do exercício moderado a intenso, o hormônio adrenalina
A) estimula a taxa metabólica, regula o crescimento e a atividade das células, reduz a concentração plasmática de cálcio e promove a retenção de sódio pelos rins.
B) promove o transporte dos carboidratos (CHO), aminoácidos e ácidos graxos para dentro das células e reduz a glicose sanguínea.
C) facilita a atividade simpática, eleva o débito cardíaco, regula os vasos sanguíneos e aumenta o catabolismo do glicogênio e a liberação de ácidos graxos.
D) acelera o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas e regula o crescimento corporal e o desenvolvimento de características relacionadas à fertilidade.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 67
Vamos para o Anterior: Exercício 65
Tente Este: Exercício 41
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Educação física