PsicologiaPolíticas públicas de saúde mental
- (IBADE 2020)
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) integra a Política Nacional de Saúde Mental e busca consolidar um modelo de atenção aberto e de base comunitária. A proposta é garantir a livre circulação das pessoas com problemas mentais pelos serviços, pela comunidade e pela cidade. São objetivos gerais da Rede de Atenção Psicossocial:
A) desenvolver ações intersetoriais de prevenção e redução de danos em parceria com organizações governamentais e da sociedade civil. Prevenir o consumo e a dependência de crack, álcool e outras drogas.
B) promover cuidados em saúde especialmente para grupos mais vulneráveis (criança, adolescente, jovens, pessoas em situação de rua e populações indígenas). Reduzir danos provocados pelo consumo de crack, álcool e outras drogas.
C) produzir e ofertar informações sobre direitos das pessoas, medidas de prevenção e cuidado, e os serviços disponíveis na rede. Monitorar e avaliar a qualidade dos serviços por meio de indicadores de efetividade.
D) promover a reabilitação e a reinserção das pessoas com transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas na sociedade, por meio do acesso ao trabalho, renda e moradia solidária.
E) ampliar o acesso à atenção psicossocial da população em geral e promover o acesso das pessoas com transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas e suas famílias aos pontos de atenção.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 88
Vamos para o Anterior: Exercício 86
Tente Este: Exercício 192
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia