EnfermagemUrgência e emergência
- (Unoesc 2020)
Obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE) consiste na obstrução de vias aéreas causada por aspiração de corpo estranho, geralmente localizado na laringe ou traqueia. A aspiração de corpo estranho é a quinta principal causa de morte nos EUA, com risco aumentado em pacientes idosos. Em casos de obstrução grave da via aérea em paciente responsivo, o auxiliar de enfermagem deve:
A) Iniciar reanimação cardiopulmonar com duas ventilações de resgate.
B) Realizar manobra de Kristeller posicionando uma das mãos fechada, com a face do polegar encostada na parede abdominal, entre apêndice xifoide e a cicatriz umbilical; com a outra mão espalmada sobre a primeira, comprimir o abdome em movimentos rápidos, direcionados para dentro e para cima (em J); e repetir a manobra até a desobstrução.
C) Realizar manobra de Heimlich posicionando uma das mãos fechada, com a face do polegar encostada na parede abdominal, entre apêndice xifoide e a cicatriz umbilical; com a outra mão espalmada sobre a primeira, comprimir o abdome em movimentos rápidos, direcionados para dentro e para cima (em J); e repetir a manobra até a desobstrução.
D) Realizar a nanobra de Chin-Lift, para o controle de vias aéreas, que consiste em posicionar os dedos de uma das mãos do examinador sob o mento, que é suavemente tracionado para cima e para frente, enquanto o polegar da mesma mão deprime o lábio inferior, para abrir a boca; a outra mão do examinador é posicionada na região frontal para fixar a cabeça da vítima.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 440
Vamos para o Anterior: Exercício 438
Tente Este: Exercício 24
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Enfermagem