EnfermagemUrgência e emergência
- (COVEST-COPSET 2019)
Lesão medular é toda injúria às estruturas contidas no canal medular (medula, cone medular e cauda equina) e pode levar a alterações motoras, sensitivas, autonômicas e psicoafetivas. Acerca desse tipo de lesão, é correto afirmar:
A) as causas não traumáticas correspondem a cerca de 95% dos casos de lesão medular e compreendem um vasto leque de patologias, como tumores intra e extramedulares, fraturas patológicas, estenose de canal medular, deformidades graves da coluna e hérnia discal.
B) a maioria das lesões medulares resultam em plegias transitórias que são revertidas rapidamente, em torno de um mês, quando o paciente realiza fisioterapia precocemente.
C)
pacientes com tetraplegia sofrem dano dos segmentos torácicos dos nervos (T1 a T12) e as funções comprometidas são as dos órgãos da pelve e dos membros inferiores.
D) A prancha rígida serve para transportar o paciente e deixá-lo acomodado nas primeiras 6 horas pós-trauma, quando é indicado não mobilizar este paciente para evitar progressão da lesão.
E) A ossificação heterotópica ocorre sempre abaixo do nível de lesão, mais comumente nos quadris, mas pode ocorrer em outras grandes articulações como joelho, ombro e cotovelo. Pode levar à formação de grandes massas ósseas periarticulares e diminuir a amplitude articular.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 369
Vamos para o Anterior: Exercício 367
Tente Este: Exercício 452
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Enfermagem