Procura

HistóriaBrasil monárquico – primeiro reinado 1822- 1831


EXERCÍCIOS - Exercício 12

  • (CESPE 2017)

Alcançado a 7 de setembro de 1822, às margens do Riacho Ipiranga, Dom Pedro proferiu o chamado Grito do Ipiranga, formalizando a independência do Brasil. A primeiro de dezembro, com apenas vinte e quatro anos de idade, o príncipe regente era coroado Imperador, recebendo o título de Dom Pedro I. O Brasil tornava-se independente, com a manutenção da forma monárquica de governo. Mais ainda, o novo país teria no trono um rei português. Esse último fato criava uma situação estranha, porque uma figura originária da Metrópole assumia o comando do novo país. Em torno de Dom Pedro I e da questão de sua permanência no trono, muitas disputas iriam ocorrer, nos anos seguintes.

Boris Fausto. História do Brasil . São Paulo: Edusp, 1998, p. 134.

Considerando o fragmento de texto apresentado, assinale a opção correta, referente ao Primeiro Reinado (1822–1831) no período do Brasil Imperial.




A) A constituinte de 1823 foi fator de instabilidade para Dom Pedro I porque previa o predomínio do Poder Legislativo sobre o Poder Executivo e restringia os poderes do Imperador, fato que resultou na sua dissolução e outorga da carta de 1824.

B) Na Lei de 1824, foi estabelecido que todos os homens acima de vinte e cinco anos de idade com renda mínima anual de cem mil réis, os libertos e os analfabetos tinham direito a voto, bem como que havia sido extinguido o poder moderador, artifício usado por Dom Pedro I para manter a estabilidade política.

C) Os liberais, embora sugerissem transformações mais progressistas e amplas na sociedade e, por isso, entrassem em conflito com as diretrizes políticas do Império, defenderam, em sua totalidade, a monarquia e a manutenção da escravidão.

D) Apesar das manifestações de descontentamento em relação ao uso abusivo de poder e autoritarismo do monarca, os prejuízos oriundos da guerra Cisplatina e a consequente desmoralização do exército, aliada à conspiração dos futuros regentes, são os fatores que contribuíram para a queda de Dom Pedro I.

E) Nesse período, as disputas a favor do sistema republicano e federativo resultaram em revolução em que foi declarada a independência das províncias do nordeste — dando origem à Confederação do Equador — que seriam anexadas novamente ao Brasil a partir da proclamação da República.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 13

Vamos para o Anterior: Exercício 11

Tente Este: Exercício 52

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=1.97ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.53ms))((ts_substr_c=1.20ms))((ts_substr_im=0.82ms))
((total= 5ms))