PortuguêsAcentuação gráfica: proparoxítonas paroxítonas oxítonas e hiatos
- (IESES 2017)
SMS NÃO PIORA ORTOGRAFIA DOS ADOLESCENTES,
DIZ ESTUDO
19/03/2014 Fonte: zerohora.clicrbs.com.br. Disponível em: http://www.soportugues.com.br/secoes/artigo.php?indice=78 Acesso em:
17 janeiro 2015
As mensagens de texto não têm influência
negativa sobre a ortografia dos estudantes e ainda
oferecem uma oportunidade adicional para a prática da
escrita, afirma um estudo realizado por pesquisadores
franceses.
"É o nível geral da ortografia dos alunos que
determina o tipo de erros presentes no SMS, e não o
contrário", resume o Centro de Pesquisa sobre a Cognição
e a Aprendizagem (CNRS/ Université de Poitiers/Université
François Rabelais de Tours) em um comunicado divulgado
nesta terça-feira. O estudo se baseia em 4.524 mensagens
escritas por 19 jovens de 12 anos que não possuíam
telefone celular antes do início da pesquisa.
As abreviações ou variações e aproximações
ortográficas de uma palavra em relação à escrita
tradicional utilizadas nos SMS são frequentemente
apontadas pelos pais e professores como a causa das
dificuldades de ortografia entre os estudantes.
Esse estudo mostra que, quando os jovens começam
a escrever SMS, "é o nível de escrita tradicional que
determina a forma dos SMS enviados, e não os SMS que
influenciam negativamente a ortografia tradicional". E
quando a prática do envio de SMS já está enraizada, após
um ano, "não há nenhuma ligação entre o nível de
ortografia tradicional e a forma dos SMS", asseguram os
pesquisadores.
"Ao contrário dos temores muitas vezes expressados,
são bons alunos os que fazem um monte de abreviações
com o código ortográfico tradicional e os menos bons as
praticam menos", segundo o CNRS. Longe de ser uma
ameaça para o nível de ortografia da juventude, os SMS
são, portanto, "uma chance nova e adicional para praticar
a expressão escrita".
Além disso, a escrita tradicional ensinada na escola e
as mensagens de texto redigidas fora de qualquer quadro
institucional "dependem das mesmas habilidades cognitivas ", garantem os pesquisadores. Estudos
recentes sobre a língua inglesa e finlandesa também
demonstraram que não havia ligação entre o nível
ortográfico dos alunos com idades entre 9 e 12 anos e os
"erros" nos SMS.
Uma vez que o celular e o SMS são usados com
facilidade e entusiasmo por adolescentes, " eles poderiam
ser usados como um suporte de aprendizado escolar, ideia
que a Unesco já havia defendido em 2010", acreditam os
pesquisadores. O trabalho foi publicado no Journal of
Computer Assisted Learning.
Analise as proposições a seguir sobre a acentuação gráfica de algumas das palavras do texto. Avalie se a afirmação está correta ou não. Em seguida, assinale a alternativa que contenha a ordem correta de respostas. I. A palavra “têm” (primeiro parágrafo) é acentuada por ser um monossílabo tônico. II. Ao retirar o acento da palavra ”prática”, ela tem seu sentido modificado e se torna paroxítona. III. Se a palavra “franceses” for vertida ao singular, ela deve levar acento por se tratar de uma oxítona terminada em “e”, seguido de “s”. IV. O acento da palavra “contrário” justifica-se por ser uma paroxítona terminada em ditongo. Ao retirarmos esse acento, teríamos outro sentido para a palavra e ela se tornaria uma oxítona não acentuada.
A) Estão corretas apenas as proposições I, II e III.
B) Estão corretas apenas as proposições II e III.
C) Estão corretas apenas as proposições I e IV.
D) Estão corretas apenas as proposições II, III e IV.
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