Procura

PortuguêsAcentuação gráfica: proparoxítonas paroxítonas oxítonas e hiatos


EXERCÍCIOS - Exercício 453

  • (FAPEC - AL 2013)

O CONSUMO ALIENADO
O problema da sociedade de consumo é que as necessidades são artificialmenteestimuladas, sobretudo pelos meios de comunicação de massa, levando os indivíduosa consumirem de maneira alienada.
Multiplicam-se, de maneira intensa e rápida, as ofertas de possibilidades de consumo e a única coisa a que não se tem escolha é não consumir!
Os centros de compras se transformam em “catedrais do consumo", verdadeiros templos cujo apelo ao novo torna tudo descartável e rapidamente obsoleto.
Vendem-se coisas, serviços, ideias. Basta ver como em tempos de eleição é “vendida" a imagem de certos políticos...
A estimulação artificial das necessidades provoca aberrações do consumo: montamos uma sala completa de som, sem gostar de música; compramos biblioteca “a metro", deixando volumes “virgens" nas estantes; adquirimos quadros famosos, sem saber apreciá-los(ou para mantê-los no cofre). A obsolescênciados objetos, rapidamente postos “fora de moda", exerce uma tirania invisível, obrigando as pessoas a comprarem a televisãonova, o refrigerador ou o carro porque o design se tornou antiquado ou porque uma nova engenhoca se mostrou indispensável.
E, quando bebemos Coca-Cola porque “É emoção pra valer!", bebemos o slogan, o costume norte-americano, imitamos os jovens cheios de vida e alegria. Com nosso paladar é que menos bebemos...
Como o consumo alienado não é um meio, mas um fim em si, torna-se um poço sem fundo, desejo nunca satisfeito, um sempre querer mais. A ânsiado consumo perde toda relação com as necessidades reais do homem, o que faz com que as pessoas gastem sempre mais do que têm. O próprio comérciofacilita tudo isso com as prestações, cartões de crédito, liquidações e ofertas de ocasião, “dia das mães" (...)
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda & MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1993.

Assinale a opção em que os vocábulos sublinhados no texto correspondem à mesma regra de acentuação.


A) rápida e comércio.

B) políticos e invisível.

C) ânsia e apreciá-los.

D) indivíduos e obsolescência.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 454

Vamos para o Anterior: Exercício 452

Tente Este: Exercício 392

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+