Procura

Conhecimentos geraisEconomia nacional


EXERCÍCIOS - Exercício 15

  • (NUCEPE 2017)

O Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) é uma organização sem fins lucrativos, baseada em Genebra, que ficou conhecido por suas reuniões anuais em Davos, Suíça, nas quais reúne os principais líderes empresariais e políticos, assim como intelectuais e jornalistas selecionados, para discutir as questões mundiais mais urgentes enfrentadas na contemporaneidade. Na edição 2017 do Fórum, às vésperas da posse de Donald Trump na presidência dos EUA, ocorreram debates acalorados acerca das incertezas sobre os rumos da economia global. Temas como globalização, tecnologias e desigualdades movimentaram os debates. Contudo, uma semana antes de sua realização, o Fórum divulgou a edição anual do Global Risks Report (Relatório de Riscos Globais, em tradução livre), estudo que procura antecipar os principais riscos e desafios globais para os próximos 12 meses. Este documento, que avalia tendências e serve de bússola para a formulação de políticas e estratégias de governos e empresas, apresenta os seguintes riscos e recomendações, EXCETO,


A) para Davos, a imigração em larga escala motivadas por catástrofes naturais e também por conflitos violentos, deverão se exacerbar em 2017. O relatório identifica ainda o risco de essa tendência ser explorada por políticos populistas, alerta que a imigração cria tensões culturais, mas que há necessidade de dar espaço para a tolerância religiosa sem abrir a porta para o extremismo.

B) sobre os eventos climáticos extremos, o relatório lembra que 2016 foi o ano mais quente da história, com temperatura global 1,14ºC acima da observada antes da Revolução Industrial. Também sugere que as mudanças climáticas trazem consequências sociais graves, mas ignora todas as metas estabelecidas pelo Acordo de Paris, fechado em 2015.

C) os desastres naturais de grande escala são uma ameaça real à infraestrutura produtiva global. Simulando o impacto destrutivo de uma enchente na região costeira da China, que concentra produção para exportação, o Fórum estimou que mais de 130 milhões de pessoas seriam afetadas em um eventual desastre, comprometendo a cadeia internacional de comércio.

D) ataques terroristas têm motivado um reforço na vigilância estatal sobre cidadãos, mas tais ferramentas muitas vezes são usadas com fins políticos, alerta o relatório, que diz ver a tendência com "preocupação". O Fórum de Davos projeta uma "situação potencialmente explosiva" em países que coíbem a liberdade de expressão em nome do combate ao terrorismo.

E) outra ameaça citada pelo Fórum de Davos são as fraudes cibernéticas, que podem avançar diante de legislações frágeis e falta de ações conjuntas entre governos e setor privado. Segundo o estudo, criminosos estão cada vez mais próximos das vítimas, pois um número maior de aparelhos eletroeletrônicos domésticos estão sendo conectados à internet.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 16

Vamos para o Anterior: Exercício 14

Tente Este: Exercício 74

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Conhecimentos gerais






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.57ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.79ms))((ts_substr_c=4.39ms))((ts_substr_im=1.01ms))
((total= 12ms))