Conhecimentos geraisEconomia nacional
- (NUCEPE 2019)
Ainda que presente em todo o território nacional, a atividade bancária tende a concentrar-se em áreas com estrutura econômica dinâmica e diversificada, que se distinguem por alta densidade demográfica e maiores níveis de renda. Além disso, a localização das sedes destas instituições destaca a centralidade das cidades escolhidas, caracterizadas por estrutura produtiva que demanda intermediação financeira, por ambiente propício ao desempenho de suas atividades, em termos de oferta de serviços e de qualidade da infraestrutura de comunicação e informação, pela presença de mão-de-obra especializada e por adequado arcabouço institucional e jurídico, revelando sua capacidade de comando econômico-financeiro e político.
A) os lugares se distinguem pela diferente capacidade de oferecer rentabilidade aos investimentos. Essa rentabilidade é maior ou menor, em virtude das condições locais de ordem técnica (equipamentos, infraestrutura, acessibilidade) e organizacional (leis locais, impostos, relações trabalhistas, tradições laborais), e atraem, assim, mais ou menos objetos técnicos, que funcionarão seguindo uma ordem local.
B) ao mesmo tempo em que a unicidade das técnicas se torna uma realidade global, a partir da ação de certos atores hegemônicos, cada lugar recebe esses novos aparatos de acordo com sua herança técnicas e sua posição na divisão do trabalho. É possível, assim, desenhar uma hierarquia financeira dos lugares, reconhecendo no território, áreas de densidade e de rarefação quanto à circulação financeira, além da identificação dos centros de decisões e comando.
C) os lugares se especializam, em função de suas características naturais, de sua realidade técnica, de suas vantagens de ordem social. Isso responde à exigência de maior segurança e rentabilidade para capitais investidos e conduz a uma homogeneização inexorável entre as unidades territoriais, sobretudo no que se refere aos aparatos técnicos implementados pelos sistemas do setor terciário.
D) a partir das características atuais dos sistemas técnicos, torna-se possível uma ação unificada em nível nacional e até global. O chamado "tempo real" permite a atores presentes em diversos lugares a possibilidade de agir, aqui e agora, pelas mãos dos Estados, das organizações internacionais e das firmas transnacionais, sobretudo, as instituições financeiras, responsáveis pela circulação universal da maisvalia, independente das condições de cada realidade local.
E) a lógica do dinheiro no território obedece à lógica da competitividade onde o território se fragmenta em função da predisposição ao lucro e à circulação da riqueza. No território brasileiro, as desigualdades regionais podem ser explicadas pela densidade da circulação do dinheiro, concentrado sobretudo por ações do Estado e por seus mecanismos de regulação da economia.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 252
Vamos para o Anterior: Exercício 250
Tente Este: Exercício 254
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Conhecimentos gerais