Serviço socialFundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social
- (FUNDATEC 2019)
Sobre questão social e Serviço Social, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Aprofundar e dar visibilidade à competência teórico-metodológica totalizante na abordagem da questão social é uma exigência teórico-prática da materialidade dos Fundamentos.
B) Os debates realizados em torno da elaboração das diretrizes curriculares, ao final do século passado, apontavam a necessidade de consolidar dois elementos que marcam rupturas com a concepção vigente na profissão nos anos 1980, quais sejam: a questão social como base da fundação sócio-histórica do Serviço Social e matéria profissional e a “‘prática profissional’ como trabalho e o exercício profissional inscrito em um processo de trabalho”.
C) A categoria trabalho, irradiada da própria interlocução com o pensamento marxista, assume destaque no arcabouço teórico-metodológico construído pela profissão nas últimas décadas, no debate da natureza da profissão na divisão sociotécnica do trabalho através, também, da compreensão da questão social.
D) A apreensão da gênese e desenvolvimento da profissão frente à questão social, do amplo processo de constituição da classe operária e sua emersão política no cenário brasileiro no período da redemocratização brasileira, exigiu do Serviço Social o seu reconhecimento pelo Estado brasileiro pós-reconceituação, delineando um papel particular enquanto mecanismo das classes dominantes para o exercício de seu poder junto à classe trabalhadora.
E) A partir dos anos de 1990 se torna amplamente difundida a tese na qual a questão social é entendida como elemento constitutivo da relação entre Serviço Social e realidade, sendo a mesma base de fundação sócio-histórica da profissão, bem como matéria-prima de trabalho dos assistentes sociais, em suas múltiplas expressões.
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