Serviço socialFundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social
- (FUNCAB 2014)
Nas análises sobre as funções pedagógicas do Serviço Social no seu processo de desenvolvimento sócio-histórico, são identificadas duas estratégias educativas postas no contexto das lutas de classe comperfis pedagógicos distintos.Nesse sentido:
A) uma se refere a estratégias educativas dominantes articuladas às necessidades de produção de mais valia do capital, a partir do perfil pedagógico da subalternidade. A outra se refere a estratégias educativas na perspectiva de transformação da realidade social contendo o perfil pedagógico da teleologia.
B) uma refere-se a estratégias educativas imobilizantes, articuladas à manutenção da ordem construída pelo capital com o perfil pedagógico da disciplina. A outra se refere a estratégias educativas que rompemcoma ordem instituída contendo o perfil pedagógico da revolução.
C) uma refere-se a estratégias educativas funcionalistas com propostas de adequar o indivíduo à ordem instituída com o perfil pedagógico da ciência positivista. A outra se refere a estratégias educativas libertadoras que buscama liberdade individual como valor central, contendo o perfil pedagógico da solidariedade de classes.
D) uma refere-se a estratégias educativas subalternizantes, vinculadas às necessidades de reprodução das relações de exploração do capital sobre o trabalho e que apresenta como perfil pedagógico a ajuda. A outra se refere a est ratégias educat ivas emancipatór ias vinculadas às necessidades de construção de alternativa societária a ordem do capital, contendo o perfil pedagógico da participação.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 87
Vamos para o Anterior: Exercício 85
Tente Este: Exercício 132
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Serviço social