Procura

PedagogiaTeorias e práticas para o ensino de geografia


EXERCÍCIOS - Exercício 13

  • (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019)

No decorrer do período escolar, cada estudante entra em contato com um grande volume de informações a respeito do espaço geográfico brasileiro e mundial. Em cada conteúdo que lhe é apresentado, faz-se necessária a compreensão de vários conceitos geográficos que se constituem como instrumentos para uma aprendizagem efetiva. O uso indiscriminado dos termos dentro da Geografia pode conduzir ao empobrecimento do objeto de estudo e dos próprios conceitos. Então, é necessário conhecer o universo da discussão conceitual que circunda as categorias de análise que são utilizadas nas pesquisas geográficas.
LISBOA, S. S. A importância dos conceitos da Geografia para a aprendizagem de conteúdos geográficos escolares. In : Revista Ponto de Vista, v. 4, p. 23-35. 2007 (Adaptação).Nesse contexto, considere as definições a seguir.
I. Significa mais do que simplesmente uma localização geográfica, está relacionado aos diversos tipos de experiência e envolvimento com o mundo e se associa ao sentimento de pertencer a determinado espaço, de identificação pessoal com uma dada área.
II. Meio no qual se desenvolvem e se manifestam os diferentes tipos de fluxos; também pode ser entendido como um conjunto de nós (elementos do espaço) interconectados, sendo nó o ponto no qual uma curva se entrecorta.
III. Níveis em que o espaço é “subdividido” para melhor ser compreendido e analisado; não envolve apenas análise numérica, quantitativa, mas também qualitativa dos fenômenos analisados.
IV. Refere-se a “um todo” do qual derivam os demais conceitos e com o qual eles se relacionam; o homem é o seu agente por excelência – somente passa a existir quando se verifica interação entre o homem e o meio em que vive.
As definições I, II, III e IV mais se aproximam, correta e respectivamente, às seguintes categorias da análise geográfica:


A) Lugar, redes geográficas, escalas geográficas e espaço geográfico.

B) Espaço geográfico, redes geográficas, escalas geográficas e território.

C) Paisagem, espaço geográfico, território e lugar.

D) Lugar, espaço geográfico, território e paisagem.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 14

Vamos para o Anterior: Exercício 12

Tente Este: Exercício 38

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.51ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.74ms))((ts_substr_c=0.88ms))((ts_substr_im=0.76ms))
((total= 5ms))