Procura

FisioterapiaFisioterapia cardiovascular


EXERCÍCIOS - Exercício 56

  • (COTEC 2019)

A reabilitação da função cardiorrespiratória visa à adequação das capacidades e volumes respiratórios mediante esforços físicos, ou seja, à adaptação do paciente ao programa de exercícios terapêuticos indicados pelo fisioterapeuta. Tal programa de reabilitação deve ser pautado na fisiologia desses sistemas, respeitando as limitações causadas pelas doenças dos indivíduos em reabilitação. Sobre a fisiologia cardiorrespiratória e sua reabilitação, podemos afirmar:


A) No asmático, o treinamento com exercícios consegue reduzir a reserva do fluxo aéreo e aumentar o trabalho respiratório.

B) A ventilação alveolar durante o exercício é mantida graças a um aumento tanto na frequência quanto na profundidade da respiração.

C) Uma expiração forçada contra a glote fechada pode causar grande aumento da pressão dentro das cavidades torácica e abdominal, ampliando significativamente o retorno venoso.

D) A relação ventilação-perfusão em repouso é mantida; por outro lado, durante o exercício leve, aumenta desproporcionalmente, podendo chegar a valores até 3 vezes maiores que o fisiológico.

E) Todo ar inalado em cada incursão respiratória participa das trocas gasosas com o sangue, o que pode provocar uma hiperperfusão no exercício forçado.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 57

Vamos para o Anterior: Exercício 55

Tente Este: Exercício 75

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Fisioterapia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.89ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.73ms))((ts_substr_c=1.02ms))((ts_substr_im=1.03ms))
((total= 8ms))