Procura

FisioterapiaFisioterapia cardiovascular


EXERCÍCIOS - Exercício 55

  • (COTEC 2019)

A maioria das doenças vasculares periféricas encontradas na clínica fisioterápica ocorre nos membros inferiores, e os idosos são os indivíduos mais comumente afetados por essas doenças. Um adequado programa de reabilitação para os problemas arteriais, venosos e linfáticos requer o conhecimento da fisiopatologia das doenças, assim como o conhecimento da adequada aplicação dos recursos fisioterápicos. Sobre a fisiopatologia e a reabilitação das condições arteriais, venosas e linfáticas, podemos afirmar:


A) Na doença venosa crônica, o uso de meias compressivas sob medida pelo paciente deve sempre preceder o exercício de bombeamento.

B) Na doença arterial aguda (estase de panturrilha), o fisioterapeuta deve evitar os exercícios passivos e orientar apenas a elevação dos membros inferiores.

C) Na doença arterial crônica, o fisioterapeuta deve indicar os exercícios de Buerger-Allen, com o propósito de impor demandas progressivas ao sistema circulatório.

D) Na doença venosa aguda, mesmo com a melhora do estado do paciente, o fisioterapeuta deve evitar o uso de calor úmido local e a deambulação.

E) Na doença linfática, as técnicas utilizadas pelo fisioterapeuta são diferentes das técnicas utilizadas nas outras doenças vasculares, visto que o sistema linfático trabalha em antagonismo ao sistema venoso.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 56

Vamos para o Anterior: Exercício 54

Tente Este: Exercício 105

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Fisioterapia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.13ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.67ms))((ts_substr_c=0.58ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 7ms))