Procura

FisioterapiaFisioterapia em geriatria


EXERCÍCIOS - Exercício 6

  • (COTEC 2019)

Ao se estabelecer um programa de reabilitação para idosos, deve-se estar atento à fisiologia do envelhecimento, no que se refere às condições musculoesqueléticas, neurais, cardiopulmonares e metabólicas do indivíduo a ser tratado. Assim, pode-se afirmar:


A) A redução do volume muscular no indivíduo idoso está associada à desnervação das fibras musculares de contração rápida (tipo I) em maior proporção que as fibras de contração lenta (do tipo II).

B) A inatividade muscular leva à redução da massa muscular, que constitui um fator primário responsável pela perda de força associada à idade e reflete uma redução na proteína muscular.

C) O treinamento físico na reabilitação do idoso na sexta década de vida deve excluir o exercício vigoroso porque, nessa fase da vida, não há plasticidade que leve à hipertrofia da fibra muscular.

D) A participação regular em um programa de atividade física de treinamento ou de reabilitação é pouco efetiva em indivíduos idosos, no que se refere a funções neuromusculares entre a sexta e sétima década de vida.

E) A participação regular em um programa de atividade física pouco contribui para retardar o declínio da função pulmonar associado ao envelhecimento.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 7

Vamos para o Anterior: Exercício 5

Tente Este: Exercício 18

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Fisioterapia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.41ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=1.56ms))((ts_substr_c=2.07ms))((ts_substr_im=0.76ms))
((total= 8ms))