PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (14)
- (FCC 2019)
Custos da ciência
Peça a um congressista dos Estados Unidos para destinar um milhão de dólares adicional à Fundação Nacional da Ciência de seu país a fim de financiar pesquisas elementares, e ele, compreensivelmente, perguntará se o dinheiro não seria mais bem utilizado para financiar a capacitação de professores ou para conceder uma necessária isenção de impostos a uma fábrica em seu distrito que vem enfrentando dificuldades.
Para destinar recursos limitados, precisamos responder a perguntas do tipo “O que é mais importante?” e “O que é bom?”. E essas não são perguntas científicas. A ciência pode explicar o que existe no mundo, como as coisas funcionam e o que poderia haver no futuro. Por definição, não tem pretensões de saber o que deveria haver no futuro. Somente religiões e ideologias procuram responder a essas perguntas .
(Adaptado de: HARARI, Yuval Noah. Sapiens − Uma breve história da humanidade. Trad. Janaína Marcoantonio. Porto Alegre: L&PM, 2018, p. 283)
Ao tratar dos financiamentos que demanda uma pesquisa científica, no âmbito do Congresso dos Estados Unidos, o autor acredita que
A) eles só serão concedidos caso o pesquisador discrimine a efetiva contribuição da pesquisa para o respectivo setor da ciência.
B) sua concessão estará basicamente condicionada pela especificação técnica da proposta encaminhada.
C) a ideologia de quem encaminha o pedido é que decidirá pelo acolhimento ou rejeição da proposta de pesquisa.
D) o proponente da pesquisa deverá enfrentar questões que avaliam as prioridades de investimento do dinheiro público.
E) os custos levantados pelo pesquisador serão avaliados por quem se dedica integralmente a relevar os interesses acadêmicos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 219
Vamos para o Anterior: Exercício 217
Tente Este: Exercício 60
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português